MENU

Trabalhadores na Mercedes fazem paralisação contra demissões na fábrica

Nesta quarta-feira (21), mais de três mil metalúrgicos na montadora pararam a produção de caminhões e ônibus nos turnos da tarde e da noite.

Publicado: 22 Janeiro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Max Pinho Max Pinho
Max Pinho, coordenador do CSE na montadora, destacou união e mobilização dos trabalhadores 

Em assembleia realiza­da nesta quarta-feira (21) à tarde no pátio da Mercedes, em São Bernardo do Campo (SP), cerca de 3.300 trabalhadores na montadora aprovaram a paralisação da produção de caminhões e de ônibus nos turnos da tarde e da noite.

Foi a nona mobilização dos companheiros na empresa nes­te ano contra as demissões fei­tas em dezembro de 2014 pela montadora (leia mais abaixo).

“Nossa luta é contra as de­missões arbitrárias realizadas pela Mercedes. Hoje (quarta-feira) ninguém aqui produz e vamos fazer a luta que for necessária para defender nossos compa­nheiros”, afirmou o coordena­dor geral do Comitê Sindical de Empresa (CSE) na empresa, Angelo Máximo de Oliveira Pinho, o Max.

“A Mercedes está duvidando de nossa capacidade de mobili­zação e acha que vai ganhar no cansaço. A nossa luta continua e não vamos desistir”, reforçou Max.

O secretário-geral da CUT e representante do CSE na Mercedes, Sérgio Nobre, comparou a luta dos trabalhadores na fábrica com uma luta de boxe.

“Se o adversário é fraco, a luta acaba rápido e em nocau­te. Se não, vai até 15 rounds e o ganhador é definido por pontos”, comparou. “Por isso, precisamos fazer a resistência na fábrica com paciência. A paralisação de agora é parte da luta contra as demissões”, alertou Sérgio Nobre.

Já o diretor de Comunica­ção do Sindicato e também CSE na Mercedes, Valter Sanches, conversou com os trabalhadores que não tive­ram o layoff renovado até abril pela empresa e reforçou a importância da união dos trabalhadores.

“Nossa luta depende da solidariedade dos compa­nheiros e precisamos nos manter unidos e fortes”, afirmou. “Esta representação dos trabalhadores tem 30 anos e já passou por momen­tos difíceis. Sempre que es­tivemos juntos, vencemos”, concluiu Sanches.

Também participaram da assembleia o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima; o vice-presidente do Sindicato e CSE na Mercedes, Aroaldo Oliveira da Silva; e integrantes do CSE na montadora.

Crédito: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
a a
 

(Fonte: Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)