MENU

Trabalhadores na SiderPeru Gerdau são detidos por participar de greve

Publicado: 14 Junho, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Marcha em protesto contra práticas antissindicais da Gerdau no Peru

Os trabalhadores na SiderPeru Gerdau foram detidos pela polícia por participar de uma greve de 24 horas e de mobilização contra a intransigência da empresa na negociação coletiva. A ação aconteceu na madrugada da última quarta-feira (7).

Dois dos trabalhadores foram libertados imediatamente, mas os demais ficara detidos até a noite. A marcha começou no centro da cidade de Chimbote e culminou no escritório do Ministério do Trabalho na região, onde reivindicaram a intermediação do órgão para forçar a empresa a negociar com os trabalhadores.

O Sindicato dos Trabalhadores da SiderPerú denunciou a prática antissindical à IndustriALL Global Union, federação sindical internacional que representa 50 milhões de trabalhadores na indústria em todo o mundo.

Em nota, o Sindicato afirma: "Em 2016 e neste ano, a política de repressão contra aos trabalhadores na Gerdau aumentou, principalmente contra os representantes da classe trabalhadora. Já são mais de 180 demissões arbitrárias.”

Para coordenador do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Gerdau e secretário geral em exercício da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Loricardo de Oliveira, a solidariedade internacional é imprescindível neste momento de luta. “Juntos, vamos buscar soluções para estes conflitos, que também podem atingir outras plantas. A Confederação apoia os trabalhadores do Peru e é contra qualquer prática antissindical da multinacional”, afirmou.

(Fonte: IndustriALL Global Union, com informações da Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)