MENU

Trabalhadores e vice-presidente na Toyota se reúnem para discutir rede sindical

Publicado: 10 Março, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
- -
Encontro aconteceu na sede da CNM/CUT 

Os trabalhadores na Toyota se reuniram nesta quinta-feira (10) com o vice-presidente da empresa no Brasil, Percival Donato Maiante, para discutir o processo de reconhecimento da rede sindical de metalúrgicos na montadora. O encontro aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP).

Para Maiante, a rede sindical consolida a relação da empresa com os trabalhadores. “Este é mais um instrumento para estabelecer parâmetros de demandas dos funcionários. Agora o desafio será dialogar com todas as plantas juntas, pois cada uma tem suas especificidades”, disse. “As organizações que representam os trabalhadores não são inimigas. A rede também tem a missão de conscientizar todos (empresa e trabalhadores) que o trabalho em equipe é imprescindível na boa relação de capital e trabalho”, completou.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Valter Sanches, nesta primeira conversa a empresa já se comprometeu a negociar o reconhecimento formal da rede sindical Toyota no Brasil. “A maior montadora do mundo está aberta a reconhecer uma rede nacional, e acaba sendo um exemplo para as demais empresas. A rede é mais um canal de comunicação entre empresa e trabalhador. O próximo passo será construir a rede sindical internacional na Toyota”, disse.

Sanches também acredita que o reconhecimento da rede é também um passo importante para, posteriormente, se construir o Contrato Coletivo Nacional de Trabalho na empresa. “O CCNT é a principal bandeira da CNM/CUT. Queremos igualar os direitos da classe trabalhadora com base nas melhores cláusulas econômicas e sociais”, finalizou.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)