QUA, 10 de out / 2018

TSE manda Facebook tirar do ar 33 'fake news' sobre Manuela D'Ávila

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos determinou em caráter liminar, nesta segunda-feira (8), a retirada do ar de 33 'fake news’ sobre Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT). O conteúdo deve ser retirado em até 24h do ar pelo Facebook.

Segundo a decisão, os autores também devem ser identificados pela rede social à Justiça e o Ministério Público Eleitoral (MPE) deve ser intimado a se manifestar sobre o caso.

No último dia 5, o mesmo ministro do TSE ordenou a retirada de videos com fake news contra o candidato Fernando Haddad. Segundo ele, as publicações tinham a clara intenção de "desvirtuar as concepções do candidato representante, disseminando informações manifestamente inverídicas sobre sua atuação perante as creches".

Contas e páginas da rede social publicaram materiais para ofender e difamar Manuela. A defesa afirma que as publicações 'contêm trechos de vídeo de autoria da candidata, com inserção de matéria jornalística a respeito de manifestação ocorrida no Rio de Janeiro, na qual há imagem de dois manifestantes distribuindo imagens de santas e chutando crucifixos'.

Além disso, o magistrado ressaltou que o vídeo foi "claramente editado com uso de montagem" por meio do qual desvirtuou conteúdo original da gravação da candidata, além de conter "agressão e ataque à imagem de Manuela, atribuindo-lhe conceito sabidamente inverídico".

Sérgio Banhos ainda obrigou o Facebook a fornecer a identificação do número de IP da conexão usada para realizar o cadastro inicial na rede social, no prazo de 48 horas, além dos dados pessoais dos criadores e dos administradores dos perfis.

(Fonte: Rede Brasil Atual)

Com a Palavra

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700