MENU

Uruguai aguarda decisão da Nissan por fábrica no país

Publicado: 11 Abril, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Nissan está em processo final de negociação de compra de área na província de San José, no Uruguai, para construção de fábrica no país. A informação foi confirmada pelo diretor geral do departamento de San José, Francisco Zunino, em entrevista exclusiva.

De acordo com Zunino a planta receberá investimento de US$ 20 milhões, com uma produção inicial de 20 mil unidades/ano, mas já com projeção de crescimento para até 40 mil unidades/ano a médio prazo. Não há informações, entretanto, de qual seria o modelo produzido tampouco em que processo, se montagem total ou CKD. Zunino afirma somente que será "veículo topo de gama", para abastecer os mercados brasileiro e argentino.

Há também previsão de criação de quinhentos empregos diretos, em primeira etapa.

Esta seria a quarta planta da Nissan na América Latina, que já possui duas no México e uma no Brasil, em São José dos Pinhais, PR.

Zunino afirma que a data exata para o início da construção de nova fábrica no Uruguai ainda depende de uma decisão da matriz no Japão, que por hora concentra-se na recuperação dos danos causados pelo terremoto e tsunami que atingiram aquele país no início do mês passado.

Mas acredita que "nos próximos dias anunciaremos oficialmente a chegada da Nissan em nosso país, e a construção certamente terá início ainda neste primeiro semestre".

O diretor geral afirma que a escolha da Nissan por San José foi determinada pela legislação da província, que oferece incentivos fiscais de renúncia tributária para promover a indústria automotiva no Uruguai. "San José tem sido observada por diversas companhias que querem ingressar no país. Nas autopeças a Faurecia já confirmou sua vinda para a região."

Ele acredita também que a chegada na Nissan "certamente atrairá fornecedores, principalmente do Japão, para produzir localmente peças e componentes que abastecerão a montadora".

Procurada, a Nissan brasileira considerou o fato como especulação e que, assim, não se manifestaria a respeito.

Fonte: Autodata