MENU

V & M Mineração aportará R$ 25 milhões

Publicado: 21 Setembro, 2005 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A V & M Mineração, subsidiária da Vallourec & Mannesmann Tubes (V & M do Brasil Tubes), planeja investir até dezembro deste ano cerca de R$ 25 milhões, que serão aplicados em novos projetos, tecnologia, meio ambiente, ampliação do quadro de funcionários e responsabilidade social. Dentro do plano de expansão, está a implantação em novembro deste ano de uma planta de beneficiamaneto de itabirito - um tipo de minério de ferro - disponível na Mina Pau Branco, localizada em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Por apresentar teores de ferro inferiores aos outros tipos extraídos na mina, como a hematita e a goethita, o itabirito, que até então não era aproveitado, será enriquecido para depois ser beneciado e, conseqüentemente, comercializado. De acordo com o superintendente-geral da V & M Mineração, Walter Bartoschik, toda a produção - estimada em 2 milhões de toneladas a partir de 2006 - será exportada por meio de um contrato com a Vale.

Cerca de 75% da produção da mineradora é destinada ao mercado externo. Bartoschik explicou que a empresa tem uma parceria de fornecimento para a CVRD até 2020. Do restante, 12,5% são direcionados para a Usina do Barreiro, pertencente ao grupo, com capacidade para produzir 475 mil toneladas de tubos de aço sem costura por ano. Os outros 12,5% são comercializados no mercado interno.

Fonte: Diário do Comércio