MENU

Vallourec anuncia nova usina em MG

Publicado: 29 Março, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Empreendimento, em parceria com a Sumitomo, produzirá tubos para setor de petróleo e gás. O grupo francês Vallourec anunciou ontem pela manhã, por meio de nota emitida de sua sede em Paris, que irá construir uma usina siderúrgica em Minas Gerais, em associação com o grupo japonês Sumitomo Metals para atender à crescente demanda por dutos usados em projetos de gás e petróleo. O empreendimento terá capacidade para produzir 600 mil toneladas anuais de tubos sem costura e receberá investimentos de US$ 1,6 bilhão.

O governador Aécio Neves confirmou que o contrato para a constituição da empresa será assinado em 23 de abril e que a usina será inaugurada três anos depois de iniciadas as obras. A usina estará localizada no município de Jeceaba, às margens da Ferrovia do Aço e a menos de 50 quilômetros de distância da sua jazidas de minério denominada Pau Branco.

A Vallourec opera no Brasil há menos de dez anos, em decorrência da operação em que adquiriu o controle acionário do grupo siderúrgico Mannesmann, de origem alemã. Os alemães detinham uma usina em Belo Horizonte, especializada na produção de tubos sem costura para as indústrias petrolífera e automobilística e que fora inaugurada em agosto de 1954, pelo presidente Getúlio Vargas, uma semana antes de cometer o suicídio.

Após a substituição dos acionistas controladores, a usina brasileira passou a chamar Vallourec & Mannesmann do Brasil, que adquiriu todas as ações de posse de minoritários e imediatamente fechou o seu capital. A atual capacidade de produção da siderúrgica é de 560 mil toneladas de tubos de aço sem costura por ano, alcançada após um investimento de R$ 650 milhões entre 2004 e 2006.

Como parte do projeto, será construída uma aciaria com capacidade anual para 1 milhão de toneladas de aço, das quais 70% serão consumidas pela nova fábrica de tubos. O restante será utilizado pelo grupo francês para reduzir suas compras no mercado para atendimento à atual usina em operação. Segundo a nota, a Vallourec terá o controle da companhia - mas não especificou o percentual de cada um dos sócios.

Segundo a nota, a Vallourec e a Sumitomo decidiram construir a usina em antecipação às necessidade de aumento de demanda por tubo de aços especiais por parte da indústria petrolífera. Da produção inicial de 600 mil toneladas de tubos, cada um dos sócios ficará com a metade, para livre utilização.A companhia revelou que a nova fábrica brasileira se dedicará primordialmente à produção de tubos petrolíferos (internacionalmente conhecidos como OCTG- iniciais para Oil Country Tubular Good's) sem costura, com diâmetros de 168,3mm e 406,4mm e contará com instalação de tratamento térmico e linhas de rosqueamento. Quanto estiver operando à plena capacidade, a joint venture irá empregar mais de mil pessoas.

A nota informou ainda que nova usina irá aumentar a capacidade global de produção de tubos sem costura da Vallourec em aproximadamente 10%. Ela irá reforçar a auto-suficiência do grupo francês quanto ao suprimento de aço, possibilitando à empresa reduzir suas compras externas do insumo. O grupo opera com duas laminações no País - uma em Minas e outra em São Paulo, e no conjunto das suas empresas brasileiras, que inclui uma mineradora e uma reflorestadora, trabalham cinco mil pessoas.

Fonte: Gazeta Mercantil