MENU

Valmet: Metalúrgicos em Sorocaba conquistam acordo de proteção ao emprego e renda

Aprovado por 100% dos votos, o acordo negociado pelo SMetal garante aos trabalhadores a manutenção de todos os benefícios, remuneração maior do que a prevista na MP 936 e estabilidade no emprego

Publicado: 29 Maio, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os trabalhadores da Valmet aprovaram por unanimidade o acordo para proteção ao emprego e renda durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A votação ocorreu de forma virtual, no Portal SMetal, disponível entre os dias 28 e 29 de maio.

Durante o período da redução de jornada de trabalho e/ou da suspensão de contrato, os trabalhadores terão todos os benefícios (assistência médica, odontológica, seguro de vida e vale alimentação) garantidos, remuneração maior do que a prevista na Medida Provisória nº 936 e estabilidade no emprego durando o acordo, mais o mesmo período após o término da redução ou suspensão.

Os seis funcionários da empresa que tiveram redução de jornada ou redução de jornada favoráveis à proposta negociada pelo SMetal. Segundo o diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Junior Saldanha, a negociação do Sindicato garantiu um complemento na remuneração dos trabalhadores que vai além da MP 936, como forma de manter uma renda digna neste momento de pandemia.

“Estamos atentos ao cenário de crise atual e, conforme a realidade de cada fábrica, temos garantido melhores condições aos trabalhadores, além da proteção à saúde da categoria”, lembra.

Além da Valmet, o Sindicato dos Metalúrgicos negociou acordos de proteção ao emprego e à renda dos trabalhadores em dezenas de empresas da categoria. Mais de 10 mil metalúrgicos conquistaram acordos com melhores condições que a MP, todos aprovados em assembleias virtuais, de forma transparente segura e democrática.

 

*matéria publicada no site do sindicato