MENU

Veículos da mídia alternativa lançam mapa de casos de violência política

Publicado: 25 Outubro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O site Opera Mundi em parceria com o Outras Palavras e o De Olho nos Ruralistas lançaram, nessa terça-feira (23), um mapa interativo que identifica os locais onde aconteceram casos de violência motivados por questões políticas. A consolidação dos dados, que abrangem o período de 1º a 20 de outubro, foi apresentada durante o evento "Pela Democracia e Direitos", realizado no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

À repórter Ana Rosa Carrara, da Rádio Brasil Atual, os organizadores da iniciativa explicaram que a compilação de informações sobre os ataques de cunho político começou a ser feita no dia seguinte ao fim do primeiro turno das eleições, quando os relatos de violência se intensificaram e passaram ser divulgados pela mídia.

O mapa, segundo os organizadores, contabiliza apenas casos avaliados por veículos jornalísticos e registrou 133 ocorrências que revelam, na análise do editor-chefe do Observatório De Olho nos Ruralistas, Alceu Castilho, uma violência eleitoral nova e impulsionada pelos discursos do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) contra seus opositores, atingindo, principalmente, a população LGBTI+.

"Qualquer coisa que se diga no sentido contrário, de que há violência dos dois lados, será mentira. Não é o que dizem os dados, apesar das notícias falsas e fake news", afirma Castilho.

O mapa pode ser acessado aqui.

(Fonte: Rede Brasil Atual)