MENU

Veja a posição das bancadas quanto à votação da Previdência

Publicado: 08 Dezembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Mesmo com toda a pressão exercida pelo presidente Michel Temer sobre os deputados para aprovar a reforma da Previdência, ainda não há certeza nem da votação da medida. A proposta estava estacionada em comissão da Câmara desde maio, quando surgiram acusações contra Temer, e reapareceu no cenário político depois que o próprio Temer admitiu, no início de novembro, que a reforma previdenciária poderia ser derrotada.

A declaração foi entendida como derrota por empresários e investidores, interessados em sua aprovação.

Para reverter o quadro negativo, o Planalto iniciou as negociações com a Câmara imediatamente após o “deslize” de Temer. Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, passou a ser um dos principais porta-vozes das conversações, mas vem reiterando que não há voto para a proposta.

São necessárias 308 adesões e, entre quarta (6) e esta quinta-feira (7) surgiram as primeiras previsões: 290 votos (divulgada pelo relator Arthur Maia, PPS-BA) e 270 (por Carlos Marun, PMDB-MS). Nesta quinta, Maia impactou o mercado financeiro ao afirmar que há apenas 200 votos. O levantamento do Valor Pro não indica um número preciso, uma vez que muitos partidos não cravaram uma decisão.

Quanto à data de votação, a última palavra é do líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que prevê a deliberação entre os dias 18 e 20 de dezembro. Um tanto apertado uma vez que uma vez que o recesso tem início dia 23.

Apenas o PMDB, governista e maior bancada da Câmara, bateu o martelo e fechou questão na quarta-feira em busca de um efeito demostração às demais legendas. Apesar de anunciar punições, nada garante que pemedebistas deixem de seguir a determinação.

Já o PSDB vem adiando a decisão, enquanto o PTB anunciou uma determinação de voto para a bancada, mas não um fechamento de questão. As legendas de oposição votam contra.

Seguem as bancadas dos partidos na Câmara:

PMDB: 60 - governista, fechou questão nesta quarta-feira (6), pela aprovação da reforma. Quem descumprir a medida sofrerá punição. É a maior bancada da Câmara.

PT: 57 – partido de oposição, contra a reforma.

PP: 46 - líder da bancada diz que, dos 46 deputados, 33 votariam a favor da reforma, nove provavelmente apoiarão a proposta, enquanto quatro são contrários.

PSDB: 46 - vacilante, não decide, mas tem muitos deputados contrários.

PSD: 38 - partido se reuniu na quarta-feira, mas nem debateu eventual fechamento de questão. Segundo o presidente da sigla, ministro Gilberto Kassab, 15 deputados votarão a favor da reforma, dez estão inclinados a acompanhá-los e os outros ainda avaliam.

PR: 37 - partido decidiu não fechar questão, cada deputado vota como quer.

PSB: 33 - partido é contra a reforma.

DEM: 29 - o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o apoio deve ser majoritário, mas o fechamento de questão depende do presidente do partido. Na terça (5), o senador José Agripino (RN), presidente da sigla, mostrou-se pessimista quanto à aprovação da reforma.

PRB: 22 - partido volta a se reunir quando o presidente da Câmara pautar a reforma. Dez deputados já sinalizaram que votam a favor e sete contra — dos quais três poderiam mudar o voto.

PDT: 21 – oposição, vota contra a proposta PTB: 16 - determinou aprovação, mas não fechou questão.

Pode: 16

SD: 14 - contra, mas há deputados a favor.

PCdoB: 12 – oposição, contra a proposta.

PSC: 11 - a favor da proposta.

PPS: 9 - contra a reforma.

PHS: 7

PV: 6

Psol: 6 – oposição, contra a reforma.

Pros: 6

Avante: 6

Rede: 4 – contra a proposta

PEN: 3

PSL: 3

PRP: 1

Sem partido: 3

(Fonte: Valor Econômico)