MENU

Vendas Scania no Brasil geram aumento da jornada na Europa

Publicado: 17 Março, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Por meio de comunicado a Scania informou na terça-feira, 16, que parte de seus trabalhadores europeus voltarão a cumprir jornada de cinco dias na semana a partir de abril para atender ao aumento da demanda, principalmente na América do Sul.

A empresa esclarece que o aumento da produção não inclui a montagem final e que caso seja necessário aplicará a flexibilidade de jornada de trabalho negociada com o sindicato.

No Brasil a empresa retomou o segundo turno de trabalho para todas as áreas da produção a partir de novembro de 2009, contratando quinhentos funcionários em caráter temporário. No período da crise a Scania reduziu no Brasil 1 mil vagas de seu quadro de funcionários, sendo metade formada por contratos temporários e a outra formada por empregados que aderiram ao programa de demissão voluntária.

A Scania não informa quanto houve de incremento na produção em São Bernardo do Campo, SP, mas 80% são destinados atualmente ao mercado interno. Segundo dados da Anfavea no primeiro bimestre vendeu no atacado mais de 1,6 mil caminhões, registrando alta de 105% na comparação como mesmo período de 2009, e 180 chassis de ônibus, crescimento de 130% no mesmo comparativo.

Em julho de 2009 os empregados das fábricas europeias da Scania aceitaram redução de jornada de trabalho para quatro dias na semana com redução proporcional nos salários, evitando demissões e equilibrando oferta à demanda. O acordo foi renovado até o fim do primeiro semestre de 2010.

Fonte: Autodata