MENU

Venezuela deve comprar aeronaves da Embraer em breve

Publicado: 07 Junho, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Brasil deve vender 20 aviões da Embraer para a Venezuela, atendendo ao apelo do presidente da venezuelano, Hugo Chávez, feito hoje (6). Segundo o assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o negócio deve ser fechado em breve. Desde 2009, as negociações estão em curso e envolvem aeronaves ERJ 190 e 195 para uso comercial.

As negociações são feitas entre a Embraer e a estatal venezuelana, Conviasa. Em discurso hoje, no Palácio do Planalto, Chávez reclamou das dificuldades de voos entre a Venezuela e países vizinhos.

Em 2009, as articulações entre a Venezuela e o Brasil tiveram de esperar um sinal verde dos Estados Unidos, uma vez que os aviões comerciais negociados têm componentes norte-americanos. O governo norte-americano impõe uma série de restrições à Venezuela.

A Embraer fabrica aviões comerciais, militares, executivos e agrícolas. A empresa está entre as maiores fabricantes do mundo. Em seu site, a empresa se coloca como a terceira maior fabricante mundial de aeronaves civis com lucro líquido de R$ 174 milhões.

A sede da Embraer é em São José dos Campos, em São Paulo. A empresa mantém filiais nos Estados Unidos, na França, em Portugal, Singapura e na China.

Fonte: Jornal do Brasil