MENU

Volks é acionada na Justiça brasileira por fraude

Publicado: 08 Outubro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Volkswagen do Brasil foi acionada na Justiça para que informe se há veículos no país com um software que burla o sistema de controle de medição de poluentes. A fraude foi descoberta nos Estados Unidos em carros da marca movidos a diesel. O equipamento altera o motor dos veículos para que eles tenham bons resultados em testes de emissão de gases.

A ação foi ajuizada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, na última segunda-feira, pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI). Nota publicada na página da entidade informa que o objetivo é obrigar a empresa a dar informações detalhadas sobre veículos comercializados no Brasil que eventualmente utilizem o equipamento.

Depois de protocolado, o processo foi distribuído para a 6ª Vara Cível de Brasília. As informações dadas pela montadora poderão ser usadas em uma futura ação de indenização coletiva que beneficiaria os consumidores brasileiros, caso fique comprovada a fraude e verificados os prejuízos causados. Ainda não houve nenhuma decisão no curso do processo.

(Fonte: O Globo)