MENU

Volkswagen anuncia produção da Microbus, versão elétrica da Kombi

Publicado: 21 Agosto, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
ID BuzzID Buzz
ID Buzz: nova van elétrica da VW

A Volkswagen anunciou ontem (20) que o conceito de van elétrica I.D. Buzz irá ser produzido em série. O I.D. Buzz é uma versão moderna da Kombi, equipada com motor elétrico e alimentada por baterias.

O anúncio foi feito em Pebble Beach, na Califórnia. De acordo com o presidente da montadora alemã, Herbert Diess, o modelo, batizado de Microbus, une o passado e o futuro. O conceito I.D. Buzz foi apresentado ao lado de uma Kombi original.

De acordo com a empresa, a van deverá chegar às lojas após o compacto de quatro portas I.D, em 2022. Os mercados prioritários, segundo o anúncio oficial, são Estados Unidos, Europa e China.

Durante o anúncio, Diess informou que, após a apresentação dos conceitos em Detroit e Genebra, a Volkswagen recebeu diversos emails e cartas de clientes, pedindo que os modelos fossem produzidos. O presidente também disse que a escolha por anunciar a produção do modelo justamente em Pebble Beach, na costa oeste dos EUA, não foi coincidência: “Esse carro (numa referência à Kombi) sempre fez parte do modo de vida da Califórnia. Agora, estamos trazendo de volta o modelo, na geração elétrica”.

Como o conceito I.D. Buzz, o modelo de produção terá baterias instaladas no chão, e segundo a Volkswagen o motor não precisa de muito espaço. A exemplo da Kombi original, a montadora informa que os eixos ficarão nas extremidades da carroceria. Isso resulta em boa distância entre eixos e curtos balanços dianteiro e traseiro.

Com essas características herdadas do modelo original, a nova Kombi deverá ter ótimo aproveitamento de espaço. A Volkswagen pretende produzir a van tanto na versão de passageiros como na versão furgão, para cargas, a I.D. Buzz Cargo.

Além da propulsão elétrica, o modelo virá com sistema de condução autônoma de nível 3.

O protótipo tem 4,94 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,96 m de altura, e a montadora afirma que a versão de produção terá muitas ideias de estilo herdadas do carro conceito.

A Volkswagen anunciou que, até 2025, deverá oferecer mais de 30 modelos totalmente elétricos.

A versão final do ID Buzz, conceito que dará vida a nova 'Kombi', será produzida na China e nos Estados Unidos em 2018. Feito sobre a plataforma modular MEB, desenvolvida somente para carros elétricos, o protótipo foi mostrado no Salão de Detroit deste ano, com direito a um gnomo no painel e tudo.

(Fonte: O Estado de S. Paulo)