MENU

Volkswagen desbanca Toyota como maior montadora do mundo em 2014

Publicado: 05 Janeiro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Volkswagen teria superado a Toyota e se tornado o maior fabricante de veículos do mundo em 2014. É o que diz a consultoria Focus2Move, especializada na indústria automobilística. A montadora alemã, que reúne várias marcas, entre elas Audi, Porsche, Skoda e Seat, entre outras, teria vendido 9,9 milhões de veículos leves (que excluem caminhões e ônibus) contra 9,8 milhões da gigante japonesa.

Os dados ainda são preliminares, mas se forem confirmados, antecipam o objetivo da VW em se tornar a maior montadora do mundo em 2018. A consultoria contabilizou dados de 110 mercados e constatou que as vendas globais atingiram 86,5 milhões de veículos, recorde em todos os tempos – 2,5 milhões acima de 2013.

É a primeira vez que uma empresa europeia lidera o ranking global de vendas desde a Segunda Guerra Mundial. A posição foi dominada pelos americanos até a chegada da Toyota em 2009. De acordo com a Focus2Move, as vendas da Skoda e, sobretudo, da Audi, ajudaram a atingir a marca.

Brasil não ajudou
A notícia é um alento para a operação brasileira da Volkswagen, uma das mais importantes do mundo. Aqui, a marca alemã teve um 2014 ruim, com perda de participação, além de ver o Gol deixar de ser o carro mais vendido do Brasil, segundo dados ainda não confirmados.

Entre os 10 maiores grupos do setor, a Suzuki é a que mais expandiu as vendas, com 6,1% acima de 2013. PSA, que reúne Peugeot e Citroën, e FCA, holding que uniu a Fiat à Chrysler, tiveram crescimento de 5,8%, mas partindo de números ruins há dois anos. A Volkswagen teria crescido 5% em 2014, contra 2,3% da Toyota. A General Motors, que foi durante décadas a maior montadora do mundo, foi a única a cair entre as 10 mais, com menos 0,2%. Confira o ranking:
 

Crédito: Portal iG
--
 

(Fonte: Ricardo Meier - Portal iG)