MENU

Volkswagen investe R$ 50 milhões em fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

Publicado: 16 Setembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Volkswagen do Brasil conclui o investimento de R$ 50 milhões em 12 novos equipamentos e ampliação dos laboratórios emissões e de motores na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Iniciado em 2011, o aporte inclui novos dinamômetros de bancada (estático, para motores) e de chassis (dinâmico, com o carro em movimento), entre eles um dinamômetro para testes em veículos com tração nas quatro rodas.

“As novas tecnologias darão suporte para atender ainda mais às exigências do Inovar-Auto”, afirma o presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall. O investimento também inclui a ampliação da área de acondicionamento de veículos, o que melhorou a infraestrutura para os testes. Os carros permanecem por 12 horas nessa área, com temperatura controlada, antes de ser testados.

Inaugurado em 1976, o laboratório de controle de emissões é empregado para medir os gases emitidos pelos VW montados no Brasil e Argentina nas fases de desenvolvimento, homologação e controle de produção. Segundo a VW, o laboratório de emissões está entre os três maiores do País e realiza em torno de 40 testes de emissões por dia.

O laboratório de motores também presta suporte ao desenvolvimento e homologação de novos veículos e propulsores. Com os testes é possível medir e orientar, por exemplo, o melhor ajuste de potência, torque e nível de emissões, entre outros, para cada motor.

Antes do início de cada teste, os veículos ficam em “repouso” absoluto por 12 horas na área de acondicionamento, com temperatura controlada de 20 a 26 graus Célsius. No teste de emissões, o veículo roda no dinamômetro de chassis e “percorre” um caminho que simula condições reais de trânsito: acelerações, frenagens, ultrapassagens, congestionamentos e semáforos.

Os veículos rodam nos dinamômetros em várias condições, como partida com o motor frio, aquecido e também em temperaturas mais elevadas. Em um tubo colocado no escapamento do veículo os gases são coletados e analisados com o objetivo de desenvolver motores com cada vez menos emissões. Diariamente, os especialistas analisam os gases emitidos por protótipos e veículos de produção em série. Também avaliam o consumo.

De acordo com dados recentes (de 25 de agosto) divulgados pelo Inmetro, a Volkswagen do Brasil é a marca com o maior número de versões e modelos que atingiram a melhor classificação no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Ao todo, 41 modelos e versões receberam classificação A em suas categorias. 

(Fonte: Automotive Business)