SEG, 30 de jan / 2017

Volkswagen supera Toyota e é líder mundial de vendas em 2016

A Toyota Motor perdeu uma liderança de quatro anos nas vendas globais de veículos para a Volkswagen, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (30). O resultado esperado desde o início do ano, quando a montadora alemã havia anunciado recorde de vendas.

A fabricante japonesa já tinha uma previsão de vendas inferior ao número da Volkswagen, mas ainda não tinha divulgado os dados consolidados, o que ocorreu nesta segunda.

Juntando as marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino Motors, os emplacamentos do grupo asiático subiram 0,2% em 2016, para 10,18 milhões de veículos.

Porém, o volume ficou abaixo dos 10,3 milhões divulgados pela Volkswagen, que conseguiu um recorde de vendas globais apesar de ainda lidar com as consequências do escândalo da fraude em motores a diesel.

O "dieselgate" foi descoberto em setembro de 2015, por meio de uma acusação do governo americano. A Volkswagen admitiu que usou um programa de computador para burlar resultados de testes de emissão de poluentes em 11 milhões carros com motor a diesel em todo o mundo.

Nas ruas, o software era desativado e eles poluiam mais do que o nível aceitável.

Para o grupo Volkswagen, que engloba 12 marcas, entre elas Audi, Porsche, Seat, Skoda e Bentley - , este título de campeão em 2016 é uma forma de renascimento após um ano de 2015 ofuscado pelo escândalo.

Vendas da Toyota
As vendas globais do grupo japonês foram apoiadas por um aumento de 5,5% nas vendas de veículos Toyota no Japão, após lançamentos que incluíram a nova geração do Prius, carro híbrido (com um motor a combustão e outro elétrico).

Os emplacamentos fora do Japão recuaram 0,6%, com redução de demanda na América do Norte e Oriente Médio e África.

A Toyota, que vinha sendo maior montadora do mundo em vendas desde 2012, estima que as vendas mundiais devem subir para cerca de 10,23 milhões de veículos em 2017.

GM em 3º lugar
Em terceiro lugar no ranking mundial de vendas está o gigante americano General Motors, com a estimativa de quase 10 milhões de veículos emplacados - a empresa ainda não comunicou seus números finais de 2016. Os dados devem ser próximos aos do grupo Renault-Nissan.

Polêmica
O título da Volkswagen e as demais posições de Toyota e GM se baseiam nos números divulgados pelas montadoras -ou estimados por elas, no caso da GM. Porém, esses dados não são usados, por exemplo, pela associação mundial das montadoras, a Oica.

Uma reportagem publicada no site da revista "Forbes" nesta segunda aponta que a Oica aponta as maiores marcas do ano pelo número de veículos produzidos, e não vendidos.

E que a Toyota divulga relatórios mensais de produção, mas a Volkswagen só informa o número de veículos "entregues" ("delivered", em inglês).

Comparando esses dois números, ainda prevalece a vitória do grupo alemão, mas a reportagem da Oica mostra que os dados divulgados pelas montadoras entre 2012 e 2015 foram diferentes dos que elas reportaram à associação.

No caso da Volkswagen, eram quase 700 mil veículos a menos na estatística passada para a Oica, comparada ao comunicado à imprensa. Para a Toyota, o contrário: os dados da Oica apontam cerca de 600 mil veículos a mais produzidos do que o divulgado.

A fabricante japonesa explicou à revista que, para a associação da montadoras, passou o número total de produção, incluindo os veículos que faz para outras marcas de fora do grupo, como a Subaru. E que essas unidades não são contabilizadas nos comunicados de imprensa.
A Volkswagen não respondeu ao pedido de explicação da "Forbes".

Entregue ou vendido?
A publicação questiona ainda o que pode ser considerado "entregue" ou "vendido", apontando que, em alguns mercados, um veículo entregue ou vendido foi, na verdade, encaminhado ao estoque da concessionária, e não necessariamente comprado pelo consumidor final.

Quando foi acusada, em 2016, de "inflar" dados de vendas nos EUA, a Fiat Chrysler (FCA) já tinha apontado essas discrepâncias. Na época, o grupo alegou que a metodologia de divulgação de vendas nos EUA é mais complexa do que em outras regiões.

Na Europa, por exemplo, o balanço se baseia nos números de licencimentos fornecidos por órgãos públicos. No mercado americano, no entanto, os dados de vendas são informados também pelos concessionários, uma prática que, segundo a Fiat Chrysler, é similar para todas as montadoras para resultados mensais.

(Fonte: Auto Esporte)

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QUA, 24 de out / 2018

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Maicon Vasconcelos*

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