MENU

Wuhan Iron e ArcelorMittal vão expandir atuação em minério de ferro

Companhias ainda não divulgaram quais projetos podem ser adquiridos ou receber investimentos conjuntamente

Publicado: 17 Agosto, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Wuhan Iron & Steel anunciou que vai adquirir ou investir em diversos projetos de mineração em conjunto com a ArcelorMittal, maior siderúrgica mundial em termos de produção. A divisão de mineração da ArcelorMittal fará uma lista de projetos que as duas companhias poderão explorar conjuntamente, investir ou adquirir o mais rápido possível, segundo comunicado da companhia chinesa publicado em seu site.

A Wuhan Iron não identificou quais projetos de mineração podem estar envolvidos nos planos, limitando-se a informar que serão principalmente minas de minério de ferro. A Wuahn Iron, que depende de importações para 85% de suas necessidades do recurso, tem se expandido ativamente no exterior nos últimos anos e já anunciou diversos acordos para adquirir participação em mineradoras de minério de ferro, incluindo na brasileira MMX e na australiana Centrex Metals, como parte de sua estratégia de diversificar o suprimento de matéria-prima.

A ArcelorMittal, que assegurou um fornecimento anual de 51 milhões de toneladas de minério de ferro ao adquirir minas no Canadá, Estados Unidos, Brasil e Ucrânia, planeja expandir sua capacidade de produção de minério de ferro para 100 milhões de toneladas até 2015, de acordo com o comunicado.

A iniciativa de cooperação foi anunciada após visita do diretor do grupo de mineração da ArcelorMittal, Peter Kukielski, à Wuhan Iron, em 12 de agosto. Uma porta-voz da ArcelorMittal confirmou a ida de Kukielski à Wuhan Iron, mas não forneceu mais informações.

Os planos foram divulgados em um cenário no qual as principais siderúrgicas estão aumentando os esforços para assegurar o fornecimento de minério de ferro, uma vez que os preços do recurso estão quase duas vezes mais altos do que no ano passado.

Fonte: Agência Estado