MENU

ZF de Belo Horizonte: injustiça e arbitrariedade

Publicado: 15 Fevereiro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Algumas empresas do setor metalúrgico em BH/Contagem se caracterizam pela arbitrariedade nas relações com seus trabalhadores. Uma delas é a ZF de Belo Horizonte que da um tratamento inferior aos trabalhadores desta unidade com relação ao que oferece aos trabalhadores de outras unidades espalhadas pelo Brasil.

A direção desta empresa em BH nunca foi capaz de discutir a questão da PLR com seus trabalhadores. Sempre se limitou a pagar o abono da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Pois bem, vejam as diferenças: a mesma empresa, só que em Sorocaba, paga para os seus trabalhadores uma PLR no valor de R$ 2.230,00, sendo que no dia 31 de julho de 2006 os trabalhadores já receberam R$ 1.250,00 ficando a segunda parcela para fevereiro de 2007.

A ZF também alterou sua jornada de 43 horas semanais para 44 horas. Para que isso pudesse acontecer, a empresa se comprometeu em pagar uma indenização para seus trabalhadores a titulo de compensação. Agora perguntem se ela cumpriu? É lógico que não. Em Sorocaba o sábado é livre. Esta é mais uma diferença. Além disso, a pausa de 10 minutos a cada uma hora e meia trabalhada na área de solda a empresa também pretende cortar.

Tem outra discussão muito importante sobre a questão do aumento de salários para os trabalhadores da área de Solda da empresa. Foi muito importante o aumento de 21,3 % para os companheiros da área de solda porque eles são realmente merecedores de tal aumento. No entanto, é necessário que a empresa pense em todos os trabalhadores.

Mas o mais vergonhoso de tudo isso é pedir através da chefia o sigilo total sobre o tal aumento, como se a empresa estivesse fazendo um favor para os companheiros da solda. Não existe nenhum favor, pois os companheiros deste setor produzem muito e, portanto, nada mais justo que sejam valorizados. Só queremos que o aumento seja estendido a todos os trabalhadores.

Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem

ZF