MENU

ZF de Sorocaba tem até dia 27 para oficializar proposta sobre redução de jornada

Publicado: 24 Junho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 27, mais uma audiência na 3ª Vara do Trabalho de Sorocaba entre representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e a direção ZF do Brasil. A audiência, mediada pela procuradora do Trabalho Catarina Von Zuben, será a última tentativa de acordo para se resolver a demanda travada entre o Sindicato e a empresa, depois que a fábrica reduziu o salário dos funcionários sem a aprovação dos trabalhadores em assembleia.

Se a ZF não oficializar a proposta para se resolver o problema até segunda, o caso deverá ficar sem acordo e ir a julgamento. De qualquer forma, a proposta a ser discutida na próxima audiência, só terá validade depois que os trabalhadores a aprovarem em assembléia. Caso os trabalhadores a rejeitem, o acordo fica sem validade e segue para julgamento.

"Sempre estivemos abertos ao diálogo e esperamos que a ZF aproveite mais essachance da Justiça e faça uma proposta decente aos trabalhadores. Batalha jurídica não faz bem à ninguém", diz o diretor sindical João Evangelista de Oliveira.

Histórico

Em abril, alegando quedas nos pedidos, a ZF do Brasil ignorou pelo menos uma dezena de propostas do Sindicato e, unilateralmente, reduziu o salário dos seus 2 mil trabalhadores em aproximadamente 20%. Como a redução foi feita à revelia, o Sindicato entrou com ação na Justiça para derrubar a decisão da empresa. A ZF utilizou uma votação interna para dar validade à sua decisão.

A Justiça do Trabalho já reconheceu que a ZF errou em fazer a redução sem a aprovação dos trabalhadores em assembleia conduzida pelo Sindicato, mas ainda não proferiu sentença, pois espera que as partes entrem em acordo, sem a necessidade de julgamento.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba

ZF