MENU

ZF: delegação brasileira vai à Europa para intercâmbio com companheiros alemães

Publicado: 28 Maio, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Um grupo de oito representantes brasileiros, além do secretário de organização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Ubirajara de Freitas, viajaram no último domingo (27) para a Alemanha com a finalidade de trocar experiências e unificar a pauta de lutas dos trabalhadores na ZF.

A viagem ao país sede da empresa na Europa, faz parte de um projeto de formação de comitês e redes internacionais de trabalhadores, que pretende conseguir a assinatura do Acordo Marco Internacional (AMI) pela ZF em breve. Os representantes brasileiros que participam deste intercâmbio representam os sindicatos do ABC (2), Araraquara (4), Belo Horizonte (1) e Sorocaba (1).

Para Ubiraja de Freitas, o Bira, o intercâmbio 'é um passo importante para a consolidação de uma rede mundial que melhorará substancialmente as condições de trabalho dos trabalhadores da ZF no Brasil', Bira disse ainda que os trabalhadores brasileiros já obtveram uma importante conquista ao conseguir dois assentos no Comitê Europeu da ZF, como observadores.

Alemães estiveram no Brasil - No mês de março, uma delegação alemã esteve na cidade de Sorocaba para a primeira reunião sobre a criação de uma rede mundial e a assinatura do AMI pela empresa (Leia aqui). O AMI é uma das pautas que interessa os trabalhadores brasileiros, pois é a oportunidade da consolidação de um acordo internacional para o avanço e melhoria das condições de trabalho de forma global.

Para os trabalhadores alemães seria apenas a manutenção do que já existe, pois os direitos conquistados no país asseguram uma boa condição de trabalho. Mas para os brasileiros que sofrem com a exploração das empresas, um acordo mundial beneficiará muito a qualidade e a manutenção dos empregos nas plantas da ZF no país.

A comitiva brasileira está na Alemanha justamente para expôr suas dificuldades e limitações encontradas no país e contam com a solidariedade dos companheiros alemães neste processo. Durante as atividades, os brasileiros não apenas participarão de reuniões com os sindicalistas europeus na cidade alemã de Hattingen, como também conhecerão as plantas da ZF nas cidades de  Schweinfurt,  Passau e Friedrichshafen.

Fonte: Valter Bittencourt - Assessoria de Imprensa CNM/CUT

ZF