MENU

ZF estará em 269 novos ônibus para a Colômbia

Publicado: 14 Fevereiro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A transmissão automática ZF-Ecolife vai equipar 269 chassis de ônibus urbanos que a Scania vendeu para o Consórcio Tranzit, de Bogotá, na Colômbia. Segundo a ZF, esse teria sido o maior contrato de exportação de ônibus urbanos já feito pela fabricante sueca instalada no Brasil. O valor fechado foi de cerca de US$ 32 milhões.

“A transmissão automática está em veículos articulados e biarticulados, tanto em corredores exclusivos do tipo BRT como fora deles”, recorda o gerente de desenvolvimento de negócios de sistemas de transmissão da ZF, Alexandre Marreco.

Além de atuar no segmento de ônibus no Brasil, a ZF também está na Colômbia, onde abriu escritório em dezembro de 2013. Os produtos ZF operam em frotas de Bogotá, Cáli, Barranquilla e Medellín. São fornecidos para Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Bonluck.

O consórcio Tranzit vai operar as novas linhas periféricas para transportar passageiros entre bairros e também aos principais terminais da capital colombiana. A ZF-Ecolife tem seis marchas. O software TopoDyn Life é responsável pelas trocas e reconhece a topografia e o peso transportado pelo veículo, calculando a marcha mais adequada àquela situação.

Outro destaque das transmissões é o retardador hidráulico primário, que reduz a velocidade do veiculo até 6 km/h sem a utilização dos freios. O sistema é ideal aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos são comuns.

(Fonte: Automotive Business)