MENU

ZF nacionaliza câmbio para veículos extrapesados

Publicado: 09 Agosto, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Resultado de investimento dos R$ 6,2 milhões em linha de montagem na fábrica de Sorocaba, SP, a ZF nacionalizou o câmbio ZF-Ecosplit 3 para caminhões extrapesados, que chega ao mercado por meio da recém-lançada linha Volkswagen Constellation 370.

Leia ainda: Metalúrgicos da CUT acampam e marcham em Brasília de 13 a 15 de agosto

Clique aqui para fazer o download do 'Jornal Brasil Metal' - (formato PDF)

A transmissão de dezesseis marchas era importada da Alemanha. A nacionalização do produto passou por processo gradativo de transferência da tecnologia. Um grupo especial de trabalho formado por especialistas da ZF da Alemanha e engenheiros do Brasil foi encarregado do desenvolvimento.

O câmbio Ecosplit 3 oferece, segundo a ZF, alguns diferenciais: possibilita que o motor funcione em faixa ideal de rotação de forma a tornar mais eficiente o consumo de combustível e também reduzir níveis de emissão. A carcaça de alumínio diminuiu o peso e o ruído foi reduzido com uso de engrenagens helicoidais.

Mas a ZF informa que a principal novidade do Ecosplit 3 é o Servoshift, sistema pneumático auxiliar de engate que permite mudanças de marchas mais suaves e precisas, tal como em um automóvel. A empresa afirma que a nova transmissão oferece torque 50% superior, com esforço de engate sensivelmente menor para o motorista.

Fonte: Autodata

ZF