Volkswagen

Perfil Brasil

A Volkswagen é a maior indústria automobilística brasileira e a única empresa do Hemisfério Sul com um Centro de Engenharia. A marca Volkswagen tem no Brasil um dos principais mercados do Grupo Volkswagen (o primeiro é a Alemanha) e suas vendas representam 9,5% do total do grupo em todo o mundo.

A empresa iniciou suas atividades em 1949, mas apenas em março de 1953, começaram a ser montados saíram os primeiros Fuscas, com peças importadas da Alemanha e montados por apenas 12 empregados. Entre 1953 e 1957, foram montados 2.820 veículos (2.268 Fuscas Sedan 1.200cc e 552 Kombi).

Os planos da VW ganharam novo impulso quando, em junho de 1956, o governo brasileiro criou condições para instalar no Brasil a indústria automobilística, fixando as bases para o rápido desenvolvimento do setor. No mesmo ano, a Volkswagen decidiu construir sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Já em 2 de setembro de 1957, produzia a Kombi, com 50% de suas peças e componentes produzidos no país.

Unidades Volkswagen

Fábrica de São Bernardo (SP)

Inaugurada em 1957, é a primeira fábrica da Volkswagen no Brasil. De lá saíram os primeiros carros que conquistaram o coração dos brasileiros, como o Fusca, o Gol e a Kombi. Atualmente produz carros como o Santana, o Polo e o Fox Europa, além de comerciais leves.

Nº Trabalhadores unidade São Bernardo: 15.000 empregados (5.545 terceirizados)

Fábrica de São Carlos (SP)

Esta unidade conquistou a certificação ISO 14001 de gestão ambiental e tornou-se a primeira fábrica fora da Alemanha a alcançar este certificado. Moderna e avançada, a fábrica de São Carlos produz motores.

Nº Trabalhadores unidade São Carlos: 535 empregados (335 terceirizados)

Fábrica de Taubaté (SP)

Com quase 70% de índices de automação da sua linha de montagem, esta unidade tem uma importância histórica para a Volkswagen do Brasil: é nela que se concentra a produção do maior líder de vendas do mercado brasileiro dos últimos 18 anos, o Gol.

Nº Trabalhadores unidade Taubaté: 6.500 empregados

Fábrica de São José dos Pinhais (PR)

Moderna, utiliza padrões mundiais de qualidade e tecnologia para produção do Golf, do Fox, do Crossfox e do Audi A3. O projeto arquitetônico integra todas as áreas da produção, tornando mais rápido o fluxo de informações e favorecendo a melhoria contínua da qualidade dos carros.

Fábrica de Resende (RJ)

Construída para ser o Centro Mundial de Produção de Caminhões e Ônibus da Volkswagen, esta unidade apresenta um sistema revolucionário na indústria mundial: o Consórcio Modular, que integra os fornecedores à linha de montagem, garantindo maior produtividade e qualidade final do produto.

Nº Trabalhadores unidade Resende: 2.100 empregados

Notícias

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

Vídeos

Vídeos TVT

Com a Palavra

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700