Conheça a CNM CUT |   Sindicatos e Federações   |   Agenda   |   Documentos e Publicações   |   Links   |   Webmail   |   Fale Conosco

CNM é minha página inicial!
CNM no
Facebook
Fotos CNM
no Flickr
Siga CNM
no Twiiter
Vídeos CNM
no Youtube
Comunidade
CNM no Orkut
Conteúdo
RSS
Seja bem-vindo à Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT


» Busca avançada
Notícias sobre os Sindicatos CNM/CUT:
Veja informações sobre as principais empresas em que a CNM/CUT está construindo uma organização nacional dos trabalhadores:
Receba informações CNM/CUT diretamente em seu e-mail:
Institucional Enviar página por e-mail     Imprimir esta página
21/03/2008 - 10:32:28
Trabalhadores administrativos e técnicos

1. Durante o 6º Congresso da CNM em junho de 2004, foi aprovada uma resolução para que se criasse um grupo de trabalho no intuito de propor ações de organização para os trabalhadores técnicos e não manuais.

2. Logo após o congresso, a CNM participou do seminário organizado pela FITIM "A sindicalização dos trabalhadores não manuais - a perspectiva da América Latina", realizado em 2-3 de setembro de 2004, no Rio de Janeiro.

3. Nesse evento, os participantes definiram a elaboração de um caderno com os informes dos países feitos durante o seminário e a aplicação de um questionário para todos os países membros da FITIM na América Latina, com o objetivo de conhecer melhor o perfil desse trabalhador e as ações de cada país; e estabeleceu o compromisso de cada país participante com a definição de um plano de trabalho próprio.

4. Os participantes da reunião levantaram alguns pontos que devem ser considerados quando pensamos em organizar esses trabalhadores:

5. Os trabalhadores não-manuais/mensalistas, possuem salários mais altos, e o percentual de desconto para sócios acaba ficando muito alto, a reivindicação é de que exista um teto;

6. Por receberem maiores salários, tendem à retardar ao máximo sua aposentadoria "de fato", ou seja, mesmo se aposentando permanecem em seus empregos por um longo período, evitando com isto a promoção natural de novos trabalhadores, em geral os mais jovens. O Fator Previdenciário se mostra neste caso, ainda mais cruel;

7. Nos Acordos e Convenções Coletivas existe teto para os reajustes salariais e os mensalistas sempre acabam com reajustes bem menores, o que ao longo do tempo faz com que tenham seus salários reduzidos;

8. Os sindicatos não dão a devida atenção para as questões relacionadas às condições de trabalho dos não-manuais, como por exemplo, a questão das horas extras. Pela proximidade da chefia e o isolamento no posto de trabalho esses trabalhadores acabam sendo obrigados a realizar horas extras e muitas vezes sem remuneração ou compensação;

9. Nesta parcela de trabalhadores(as) é onde observamos a prática, em grande escala, da contratação de autônomos (P.J.s), ocorrendo inclusive a demissão do uma mesma pessoa em regime de CLT para sua posterior contratação como autônomo(as). Essa realidade gera sofrimento mental, que tem sido um dos maiores problemas de saúde enfrentado por estes trabalhadores(as), sendo as mulheres as mais atingidas.

10. A qualificação profissional é um ponto muito importante para esses trabalhadores. Os sindicatos deveriam pensar em negociar com as empresas o aumento das bolsas de estudo/cursos e também os requisitos para seu preenchimento, pois serve de moeda de troca para a chefia pressionar os funcionários;

11. Os benefícios oferecidos pelos sindicatos também não atraem esses trabalhadores. A sugestão de muitos deles é, por exemplo, de estabelecer convênios internacionais para cursos de língua. Durante a reunião foi proposto entrar em contato com a CAW/Canadá e discutir a possibilidade de um convênio para esse tipo de curso.

12. O crescimento do emprego no setor metalúrgico ocorrido de 2003 até hoje, pouco se refletiu nesta parcela, onde a redução continuou sem perspectiva de se encerrar. As empresas têm utilizado com os trabalhadores manuais, as mesmas práticas de cooptação e pressão que utiliza junto aos não manuais E como há uma dificuldade de relação entre o movimento sindical e os trabalhadores não manuais estamos tendo dificuldade de enfrentar essa questão; 

13. A partir das discussões ficou estabelecido um plano de trabalho baseado na elaboração de  um questionário para melhorar os dados que possuímos sobre os trabalhadores não-manuais e para levantar as iniciativas realizadas pelos sindicatos para organização desses trabalhadores.

14. Elaborar também uma carta para os sindicatos, ressaltando a importância de implementar iniciativas para organização desse grupo de trabalhadores que foi enviada junto com o questionário.

15. Entretanto, nenhum sindicato enviou os questionários respondidos, isso aliado às questões conjunturais e estruturais da CNM, resultou na paralisação do processo.

16. Essa paralisia da ação não permitiu a implementação de uma campanha nacional de sindicalização específica para esses trabalhadores e estabelecimento de um plano de trabalho mais detalhado.

17. Abaixo o teor do questionário enviado às entidades sindicais filiadas:
1. Nome do sindicato (Cidade e Estado):
2. Qual o número de trabalhadores desse Sindicato?
3. Qual o número de trabalhadores sindicalizados desse Sindicato?
4. Qual o número de trabalhadores não manuais?
5. Qual o número de trabalhadores não manuais sindicalizados?
6. Em sua avaliação, porque os trabalhadores não manuais estão distantes do sindicato?
7. Existem empresas em que estes trabalhadores estão mais concentrados? Quais?
8. Quais são as principais questões/reivindicações apresentadas por esses trabalhadores? Cite três.
9. O sindicato tem realizado alguma ação para aproximar esses trabalhadores do sindicato? Quais?
10. Em sua avaliação, como o sindicato deveria atuar para melhor atender as expectativas dos trabalhadores não manuais? Cite exemplos.

18. O 7º Congresso da CNM/CUT tem portanto, tarefa importante para a organização desses trabalhadores, retomar de onde paramos e estabelecer políticas específicas que atendam às demandas do movimento sindical para com esses companheiros e companheiras.

19. Diante disso, o 7º congresso decidiu orientar os sindicatos  e federações a proporem a inclusão nas pautas de reivindicações de itens que proíbam a contratação de Pjs sem acordo com os sindicatos e a existência de bancos de horas, negociados individualmente entre os(as) trabalhadores(as) e suas chefias, sem negociação com os sindicatos.

Jornal da CUT Encontro da Rede Nacional dos Trabalhadores no Grupo Schaeffler Jyrki Raina, secretário-geral da FITIM, parabeniza a estreia da Rede TVT Documentário: 20 Anos lutando pela democracia - Parte 1
» ABC
Metalúrgicos do ABC aprovam reajuste de 9% para autopeças, Grupo 8 e Fundição
» Taubaté
Metalúrgicos nas autopeças fazem assembleia no domingo
» Sorocaba
Trabalhadores na Difan aprovam o PPR; 1ª parcela sai nesta sexta
» Sindicatos
Centrais sindicais unidas pelo salário mínimo de R$ 560,00
» Timóteo
Ministro do Trabalho faz visita ao Sindicato de Timóteo
» Sindicatos
Cinco anos do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo
» ABC
Trabalhadores na Scania fazem protesto na rua em São Bernardo
Programa Trabalho e Cidadania
Curso de formação sindical que ocorre toda terça-feira, na sede da CNM/CUT
2ª Conferência Nacional das Trabalhadoras Metalúrgicas da CUT
São Bernardo do Campo | 21 a 23/06/2010
Jantar de despedida de Carlos Grana e posse de Claudir Nespolo
São Bernardo do Campo | 21/05/2010
Conferência Nacional de Política Industrial da CNM/CUT
São Bernardo do Campo | 30 e 31/03/2010
Plenária Estatutária CNM/CUT
São Bernardo do Campo | 02 a 04/12/2009
Inauguração da nova sede da CNM/CUT e FEM/CUT-SP
São Bernardo do Campo | 02/12/2009

Edição 381 - 27/08/2010
TVT entra no ar

Metalúrgicos farão reportagens na TV dos Trabalhadores

Reunião sobre saúde e segurança na ArcelorMittal

Termina greve automotiva na África do sul

3º encontro sobre Acordos Marco e Redes Sindicais

Notícias do México, Canadá e Colômbia

Edições anteriores

O Metalúrgico - Taubaté
Edição 301
31/08/2010
Anteriores
O Metalúrgico - Taubaté
Edição 300
25/08/2010
Anteriores
Metalúrgico - Itu
Edição 131
24/08/2010
Anteriores
Sem Censura - Timóteo
Edição 1950
24/08/2010
Anteriores
Boletim - Pindamonhangaba
Edição 12
19/08/2010
Anteriores
Boletim Informativo Boca da Mina
Edição 2
18/08/2010
Anteriores
A Voz Metalúrgica - Campina Grande
Edição Agosto
09/08/2010
Anteriores
Alerta Geral - Natal e Região
Edição 60
06/08/2010
Anteriores
Confira as datas no calendário abaixo.
DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP   (55) 11 4122-7700   cnmcut@cnmcut.org.br