MENU

130 trabalhadores serão demitidos devido ao fechamento de fábrica da Panasonic no Brasil

Para secretário-geral da IndustriALL, Valter Sanches, ee essa política irresponsável de Bolsonaro não for mudada, a desindustrialização do país vai se acelerar mais

Publicado: 24 Agosto, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Trabalhadores caminhando Trabalhadores caminhando
Trabalhadores caminhando 

Após quatro décadas na produção de televisores na zona franca de Manaus, Brasil, a multinacional japonesa Panasonic anuncia que encerrará sua linha de fabricação em dezembro de 2021.

A medida pode resultar, até o final deste ano, na demissão de 130 operários, segundo matéria publicada no site da IndustriALL, o que representa 5% do total de trabalhadores da empresa em todo o país.

Assim como a Sony, a empresa perdeu competitividade nos últimos anos com a entrada massiva no mercado de empresas coreanas como Samsung e LG e chinesas como TLC. Essas empresas dominam mais de 80% do mercado e isso faz com que os incentivos concedidos às demais fábricas sejam baixos na área e ficam em desvantagem porque os lucros passaram a vir da própria escala de produção. Por isso há vazamento de empresas da área.

Por sua vez, a dirigente sindical e secretária de saúde da CNM / CUT, filiada ao IndustriALL no Brasil, María Jesús Márquez, afirma:

“O sindicato está em um período de negociação coletiva, então não pode demitir todo mundo ao mesmo tempo. Essa negociação é muito complicada devido às atrocidades do governo e à pandemia. O trabalhador acaba perdendo o emprego "

Apesar da preocupação dos trabalhadores com este contexto, que acarreta aumento do desemprego, a empresa afirma que está a apostar noutras linhas de produtos que estão a obter investimentos significativos e defende que o fim da produção de televisão e áudio acompanha a estratégia global e orientação para a sustentabilidade do negócio. A unidade de Manaus continuará atuando na produção de microondas, produtos automotivos e componentes eletrônicos.

Por fim, o Secretário-Geral da IndustriALL, Valter Sánchez, disse:

“Esta decisão de 'desinvestir' da Panasonic infelizmente não é um ato desolador. A empresa é uma das centenas que estão deixando o Brasil como Sony e LG para citar duas no mesmo setor. O país tem 15 milhões de desempregados, inflação alta e não possui uma política industrial sustentável, que é um dos eixos estratégicos defendidos pelo IndustriALL. Se essa política irresponsável não for mudada, a desindustrialização do país vai se acelerar mais .

*Matéria publicada no site da IndustriALL