MENU

27 de julho dia do Cipeiro: Cipa é essencial no combate à disseminação do vírus dentro das fábricas

Diretores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC prestam homenagens para os cipeiros e cipeiras, função que se intensificou e ganhou ainda mais importância com o atual cenário de pandemia causada pelo novo coronavírus.

Publicado: 27 Julho, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Neste 27 julho, dia do cipeiro, os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) comentam a importância da atuação desses companheiros e companheiras na proteção da saúde do trabalhador.

“A figura do cipeiro tem uma simbologia muito grande, principalmente para nós dos Metalúrgicos do ABC que temos por princípio uma participação nas negociações e na militância bastante engajada nas discussões de melhores condições de trabalho. Com seis meses de empresa, me candidatei a CIPA e meu chefe me chamou na sala dele para perguntar porquê eu estava fazendo aquilo. Eu disse que percebia algumas coisas erradas ali e que poderia, a partir da CIPA, ajudar a melhorar. Vejo que a figura do cipeiro pode transformar e tornar mais agradável e seguro o ambiente de trabalho, além do protocolar que é o que diz a lei. E neste período da pandemia a CIPA vem fazendo um trabalho muito importante de fiscalizar se as empresas estão tomando os cuidados necessários e, inclusive, de discutir que tipo de protocolo deve ser adotado. Pelo menos enquanto durar esse estado de calamidade, e até após, precisamos pautar as empresas e garantir uma política permanente no controle da saúde ocupacional, além de manter as medidas de higiene sanitária. Parabéns aos cipeiros e que possamos continuar construindo um ambiente melhor e mais seguro e com condições para transformar para melhor a vida das pessoas”. Diretor executivo do Sindicato, Nelsi Rodrigues, o Morcegão

“Gostaria de parabenizar todos os cipeiros e cipeiras de nossa categoria. Ao longo dos anos conseguimos fazer com que a CIPA seja um importante instrumento de luta dos trabalhadores. Além de atuar na prevenção de acidentes e criar melhores condições de trabalho, nossos cipeiros nesses tempos de pandemia têm um papel fundamental na luta para que as empresas adotem medidas de segurança, higiene, compra de equipamentos de proteção e a tomar todos os cuidados necessários no combate ao covid-19. Nossa luta será intensa durante e após a pandemia. Tamo junto.” Coordenador de São Bernardo, Genildo Dias Pereira

“Temos que dar um valor fundamental neste momento de pandemia aos cipeiros da nossa base que têm tido um papel importantíssimo no sentido de cobrar das empresas os produtos e as condições adequadas para que as pessoas não se contaminem. A valorização também deve ser no pós-pandemia porque sabemos que temos ainda muitas dificuldades. Eles sempre terão todo o apoio do Sindicato, já que têm esse compromisso de questionar, cobrar e fazer com que as empresas cumpram seu papel em relação à saúde e segurança do trabalhador”. O novo coordenador da Regional Diadema, Antonio Claudiano, o Da Lua.

“O cipeiro comprometido com a segurança e a saúde do trabalhador sempre foi um importante aliado do Sindicato. A função é o pontapé para ele virar um CSE, um dirigente sindical. Agora, além de todo o trabalho do dia a dia por melhorias, ele está sendo mais cobrado na pandemia, está aprendendo coisas novas, além de fiscalizar a segurança nas máquinas, tem que cobrar máscaras, álcool em gel, distanciamento. É algo novo, mas nada tão diferente daquilo pelo qual eles sempre lutaram, a segurança e a saúde do trabalhador”. Coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos.

*Matéria publicada no site do sindicato