MENU

ABC (SP): trabalhadores na Mercedes aprovam renovação de acordos

Publicado: 23 Janeiro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Edu Guimarães
- -
Trabalhadores na Mercedes aprovaram renovação do acordo 

Na manhã da última quinta-feira (18), os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo do Campo (SP), aprovaram a renovação das cláusulas sociais, a jornada de trabalho de 40 horas semanais e a captação eletrônica do ponto.

“Temos que estar ainda mais atentos com as negociações após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, de dar fim à ultratividade, o que foi consolidado pela reforma Trabalhista”, explicou o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva.

“Com o mecanismo da ultratividade, quando o prazo de um acordo ou convenção acabasse, a lei mantinha o que estava em vigência até que um novo acordo fosse assinado. Agora, com o fim do prazo, significa que o direito estabelecido em acordo se encerra no dia seguinte e teremos que lutar muito para evitar o desmonte dos direitos”, afirmou.

Os companheiros aprovaram a renovação das cláusulas sociais e de jornada até 30 de abril de 2018. A data-base na montadora é em maio, quando esses pontos serão integrados à discussão do acordo coletivo.

“Nas cláusulas sociais estão desde a data de pagamento do salário até a garantia e estabilidade no emprego por acidente de trabalho ou doença ocupacional e a licença maternidade de 180 dias”, exemplificou.

Já a redução de jornada para 40 horas semanais é de 1999. “Ao longo do tempo, esse acordo foi ampliado e hoje contempla horário de trabalho, entrada flexível, folga, horário de refeição, banco de horas e férias. Essa aprovação mantém a vida do trabalhador dentro da fábrica como está”, disse.

Os trabalhadores também decidiram pela manutenção da captação eletrônica de ponto por dois anos, sem impressão de recibo eletrônico cada vez que batem o ponto.

“Em uma fábrica dessa dimensão, só de passar o cartão já gera fila. Se cada um esperar imprimir o papel, teremos que mudar os horários de refeição e de saída dos ônibus. Argumentamos na justiça que a fábrica tem outros meios de conferir o ponto pelo sistema e holerite”, lembrou.

Contratações
Os trabalhadores aprovaram ainda a efetivação de 96 aprendizes do Senai por tempo indeterminado e a contratação de 130 trabalhadores por 12 meses.

“No acordo de futuro, existe o projeto logística do futuro, que vai concentrar os almoxarifados em seis centros e isso impactará na mão de obra. Queremos discutir a realocação dos companheiros da logística na fábrica”, explicou.

O secretário-geral convocou os trabalhadores a estarem mobilizados para combater a reforma da Previdência.

“No retorno das férias coletivas, teremos de aprofundar o debate sobre a reforma da Previdência. Teremos que começar o ano com muita mobilização e disposição de luta para impedir a aprovação desse desmonte na aposentadoria”, concluiu.   

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

ABC