MENU

Ação sindical: Cipeiros reintegrados na Mahle no ABC

Publicado: 23 Fevereiro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A rápida ação do Sindicato garantiu na última sexta-feira a reintegração dos companheiros Crispim e Bocão, que haviam sido demitidos em janeiro pela Mahle Metal Leve, de São Bernardo. Os dois estavam em período de carência de CIPA.

'Cipeiro em período de carência não pode ser demitido. Espero que a empresa, a partir de agora, passe a respeitar a lei e a vontade dos trabalhadores', disse o diretor do Sindicato, José Paulo Nogueira. Ele lembrou que a Mahle já adotou essa prática em outras unidades.

'A rede que temos entre o grupo Mahle e a Metal-Leve é muito boa e devido a relação estreita que temos, soubemos que a mesma atitude foi feita em Campinas e Limeira', disse.

Com essas informações, os representantes dos cipeiros pegaram as decisões já existentes nas duas cidades do interior paulista, comprovando ao juiz que a atitude já é prática comum da empresa. 'Como os outros juízes tinham dado causa favorável aos trabalhadores, não houve questionamentos e ele também nos deu ganho de causa', ressaltou. José Paulo diz que essa integração entre entre os funcionários e sindicatos das plantas auxilia os trabalhadores em situações como esta.

O Sindicato procurou várias vezes a empresa para negociar a reintegração dos dois companheiros, mas não teve sucesso.

'Fomos à Justiça e garantimos respeito ao mandato que os trabalhadores deram aos cipeiros. A decisão afirma que o período de carência faz parte do mandato e não pode sofrer interrupção', explicou Zé Paulo.

Para ele, atitude como essa da Mahle mostra perseguição aos trabalhadores com mandato. 'O objetivo da fábrica era o de reduzir a ação sindical e minar a organização no local de trabalho, mas não deu certo', comentou.

Zé Paulo acredita que a decisão serve de alerta para todas as empresas. 'O mandato de cipeiro comprometido com os trabalhadores tem de ser respeitado'.

Fontes: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Assessoria de Imprensa CNM/CUT