MENU

Acordo sindical salva 350 empregos na Rolls-Royce Barnoldswick, no Reino Unido

Os membros do sindicato venceram a Batalha após uma luta determinada em piquetes de gelo durante o inverno. Graças a um acordo inovador fechado entre o sindicato e a empresa, empregos e comunidade foram salvos e protegidos da ruína

Publicado: 14 Janeiro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Industriall
Trabalhadores no Reino UnidoTrabalhadores no Reino Unido
Trabalhadores no Reino Unido

A fábrica de motores a jato Rolls-Royce em Barnoldswick, no Reino Unido , foi salva após nove semanas de greve. O futuro da fábrica foi posto em dúvida no verão passado, quando a Rolls-Royce anunciou que estava transferindo a produção de suas pás do motor a jato Trent para Cingapura. A força de trabalho votou para uma ação industrial e começou uma greve direcionada em 6 de novembro do ano passado, que durou até a véspera de Natal. Os trabalhadores voltaram às linhas de piquete no início de 2021.

A pequena cidade de Barnoldswick, onde vivem apenas 11.000 pessoas, se mobilizou em defesa de sua comunidade. A fábrica da Rolls-Royce, que está em operação desde 1943, é o berço do motor a jato e o principal empregador. O fechamento do local teria consequências devastadoras para a prosperidade da comunidade local.

A disputa foi amplamente apoiada no Reino Unido, e os afiliados do IndustriALL Global Union de todo o mundo ficaram ombro a ombro com os colegas, enviando mensagens de solidariedade.

A Unite há muito critica o governo do Reino Unido por seu fracasso em desenvolver uma estratégia industrial que invista no desenvolvimento, crescimento e transição da manufatura. Apesar da falta de apoio político, o sindicato negociou um acordo que economiza empregos e capacidade fabril enquanto se prepara para o futuro.

O negócio, que é apoiado esmagadoramente pela força de trabalho, dará ao local histórico uma nova vida como uma unidade de manufatura central e abrigará um novo centro de excelência, treinando engenheiros para enfrentar os desafios da emergência climática.

Os principais detalhes do negócio são:

Uma garantia de fabricação de dez anos para o local

Um número mínimo garantido de 350 trabalhadores

A criação de uma escola de treinamento de centro de excelência apoiando o desenvolvimento e fabricação de tecnologias de carbono zero

Uma garantia de um acordo de dois anos sem redundância obrigatória para facilitar as discussões sobre um plano de trabalho de manufatura avançada, apoiando a geração de energia livre de carbono, juntamente com combustíveis sintéticos e tecnologias verdes.

O secretário-geral adjunto do IndustriALL, Atle Høie, disse:

“Essa disputa foi muito importante para o comitê de direção aeroespacial global do IndustriALL porque estabelece um precedente muito importante. A negociação atesta a tenacidade e coragem dos associados, bem como a disposição da empresa em negociar de boa fé e ouvir o caso alternativo de negócios do sindicato. Acreditamos que este acordo inovador mostra um caminho a seguir para o setor, preservando empregos e competências enquanto se prepara para o futuro.

O diretor aeroespacial da IndustriALL, Georg Leutert, disse:

“A Rolls-Royce é uma das empresas mais importantes do setor e uma das poucas a permitir que sindicalistas se reúnam regularmente em nível global. Os representantes da Rolls-Royce têm assento permanente no comitê do setor aeroespacial. IndustriALL, Unite e a empresa esperam se reunir em breve para discutir o diálogo social em nível global. ”

*matéria publicada no site da Industriall