SEX, 11 de dez / 2020

Agenda 2021 de Metalúrgicos da CUT vai de sindicatos comunitários a construção de uma política industrial para o país

Categoria planeja próximo ano com campanha de valorização dos sindicatos, política sindical sanitária e de comunicação digital, além do debate do pós pandemia e de aproximação no local de moradia dos trabalhadores. Entidade divulga calendário CNM/CUT 2021

Crédito: Divulgação
direção ampliada da CNM/CUT
direção ampliada da CNM/CUT

Foram dois dias de reflexões, retrospectiva, de olhar para as conquistas e as dificuldades deste ano e planejar 2021.

Este é o resumo dos dois dias da última reunião da Direção Ampliada da CNM/CUT de 2020, quarta-feira (9) e quinta-feira (10), que aconteceram na parte da manhã dos dois dias de forma virtual. 

Para o Secretário-Geral da CNM/CUT, Loricardo Oliveira, o encontro foi importantíssimo para agenda 2021, porque foi revisitado 2020 de pandemia. Os dirigentes visualizaram como foi a participação dos metalúrgicos e metalúrgicas nas agendas da CNMCUT, sejam elas pontuais na participação dos sindicatos nas campanhas salariais, criando protocolos de defesa da vida e contra a pandemia, seja ela de contratação coletiva ou proposição para as agendas locais dos sindicatos.

“O que traz como desafio para 2021, construir campanhas salariais fortes e com pontos comuns dos metalúrgicos e metalúrgicas da CNM/CUT”, afirma.

O dirigente disse que a também teve outra discussão importante, a sustentação dos sindicatos e a questão do fortalecimento dos sindicatos com a sindicalização. E que a avaliação as políticas permanentes da CNM/CUT passam pela discussão contra o racismo e os direitos das mulheres.

“Aprovamos uma agenda de 2021 que trate de pontos fundamentais e entre eles estará a nossa plenária estatutária, que vamos fazer em outubro. Algumas políticas pontuais são desafiadoras para 2021, entre elas está a discussão de uma política pública sanitária, defesa do SUS e campanha da vacina. Os nossos sindicatos precisam estar à disposição de forma comunitária, dar acesso as pessoas, a essa imunização e continuar a campanha de valorização dos sindicatos e de aproximação com diversos setores da sociedade”, ressaltou Loricardo.

Crédito: Divulgação
Loricardo
Loricardo 

Construir uma política industrial que possa combater o desemprego e a desigualdade utilizando a IndustriALL-Brasil como instrumento importante nesse debate nacional da reindustrialização também está nos planos da entidade. Além claro, de potencializar o uso da comunicação digital.

Em abril, a CNM/CUT vai fazer o planejamento que passa pelo pós pandemia, trabalhar as pautas racial, de mulher e jovens, aprofundar a relação com a CUT, se aproximar dos trabalhadores no local de moradia, intensificar as ações no Congresso Nacional e lutar por um projeto que garanta a sustentação dos sindicatos.

“A gente sai vitorioso deste encontro neste final de ano importante. Visualizamos no vídeo da retrospectiva das ações da CNM/CUT, as campanhas salariais de 2020 e cada um se viu naquelas imagens. É muito importante que a gente se veja porque isso nos mostra que que as tarefas deste ano tão difícil foram cumpridas, mesmo com a pandemia”.

 A CNM/CUT também definiu um calendário para 2021, veja:

: Divulgação
calendário 2021
calendário 2021
Crédito
Crédito: Divulgação
calendário 2021 parte 2
calendário 2021 parte 2

 

Com a Palavra

SEG, 18 de jan / 2021

Retomar a produção nos parques industriais com ou sem a Ford

Por Paulo Cayres, Sérgio Nobre e Vagner Freitas

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700