MENU

Agenda 2021 de Metalúrgicos da CUT vai de sindicatos comunitários a construção de uma política industrial para o país

Categoria planeja próximo ano com campanha de valorização dos sindicatos, política sindical sanitária e de comunicação digital, além do debate do pós pandemia e de aproximação no local de moradia dos trabalhadores. Entidade divulga calendário CNM/CUT 2021

Publicado: 11 Dezembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
direção ampliada da CNM/CUTdireção ampliada da CNM/CUT
direção ampliada da CNM/CUT

Foram dois dias de reflexões, retrospectiva, de olhar para as conquistas e as dificuldades deste ano e planejar 2021.

Este é o resumo dos dois dias da última reunião da Direção Ampliada da CNM/CUT de 2020, quarta-feira (9) e quinta-feira (10), que aconteceram na parte da manhã dos dois dias de forma virtual. 

Para o Secretário-Geral da CNM/CUT, Loricardo Oliveira, o encontro foi importantíssimo para agenda 2021, porque foi revisitado 2020 de pandemia. Os dirigentes visualizaram como foi a participação dos metalúrgicos e metalúrgicas nas agendas da CNMCUT, sejam elas pontuais na participação dos sindicatos nas campanhas salariais, criando protocolos de defesa da vida e contra a pandemia, seja ela de contratação coletiva ou proposição para as agendas locais dos sindicatos.

“O que traz como desafio para 2021, construir campanhas salariais fortes e com pontos comuns dos metalúrgicos e metalúrgicas da CNM/CUT”, afirma.

O dirigente disse que a também teve outra discussão importante, a sustentação dos sindicatos e a questão do fortalecimento dos sindicatos com a sindicalização. E que a avaliação as políticas permanentes da CNM/CUT passam pela discussão contra o racismo e os direitos das mulheres.

“Aprovamos uma agenda de 2021 que trate de pontos fundamentais e entre eles estará a nossa plenária estatutária, que vamos fazer em outubro. Algumas políticas pontuais são desafiadoras para 2021, entre elas está a discussão de uma política pública sanitária, defesa do SUS e campanha da vacina. Os nossos sindicatos precisam estar à disposição de forma comunitária, dar acesso as pessoas, a essa imunização e continuar a campanha de valorização dos sindicatos e de aproximação com diversos setores da sociedade”, ressaltou Loricardo.

Crédito: Divulgação
Loricardo Loricardo
Loricardo 

Construir uma política industrial que possa combater o desemprego e a desigualdade utilizando a IndustriALL-Brasil como instrumento importante nesse debate nacional da reindustrialização também está nos planos da entidade. Além claro, de potencializar o uso da comunicação digital.

Em abril, a CNM/CUT vai fazer o planejamento que passa pelo pós pandemia, trabalhar as pautas racial, de mulher e jovens, aprofundar a relação com a CUT, se aproximar dos trabalhadores no local de moradia, intensificar as ações no Congresso Nacional e lutar por um projeto que garanta a sustentação dos sindicatos.

“A gente sai vitorioso deste encontro neste final de ano importante. Visualizamos no vídeo da retrospectiva das ações da CNM/CUT, as campanhas salariais de 2020 e cada um se viu naquelas imagens. É muito importante que a gente se veja porque isso nos mostra que que as tarefas deste ano tão difícil foram cumpridas, mesmo com a pandemia”.

 A CNM/CUT também definiu um calendário para 2021, veja:

: Divulgação
calendário 2021calendário 2021
calendário 2021
Crédito
Crédito: Divulgação
calendário 2021 parte 2calendário 2021 parte 2
calendário 2021 parte 2