MENU

Agronegócio pode ter infectado até 400 mil trabalhadores no Brasil com coronavírus

Levantamento estima que de 25% a 50% dos funcionários do setor em todo o país tenham se infectado nas fábricas

Publicado: 13 Julho, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: BRUNO CECIM/FOTOS PÚBLICAS
Agronegócio pode ter infectado até 400 mil trabalhadores no Brasil com coronavírus Agronegócio pode ter infectado até 400 mil trabalhadores no Brasil com coronavírus
Agronegócio pode ter infectado até 400 mil trabalhadores no Brasil com coronavírus 

Levantamento realizado pela Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac) estima que o setor do agronegócio tenha de 25% a 50% de seus funcionários infectados com Covid-19. O setor emprega cerca de 800 mil pessoas em todo o Brasil.

Com isso, estima-se que até 400 mil trabalhadores tenham se contaminado com a doença por conta da rotina nas fábricas. A Contac estima pelo menos 200 mil afetados.

De acordo com reportagem de Mariana Franco Ramos, do De Olho nos Ruralistas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem 213 investigações em aberto para apurar denúncias nas empresas do setor.

“Há lugares onde foi feita testagem em massa e deu acima de 50% dos trabalhadores, contando os assintomáticos, os que já tiveram e outros com consequências mais graves”, conta José Modelski Júnior, secretário-geral da Contac.

Ao todo, 22 estados do Brasil tiveram surtos de contaminação em matadouros, e a investigação deve apurar se as indústrias cumpriram com os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

*matéria da revista Fórum publicada no site da CUT