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Airbus atinge carteira de pedidos de 3.715 aeronaves em 2008

Publicado: 16 Janeiro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A empresa encerrou o ano de 2008 com 90% de market share na América Latina, fazendo deste um dos mais bem sucedidos anos da história da Airbus na região.

A Airbus entregou um número recorde de 483 aeronaves em 2008, 30 unidades a mais que em 2007. Este número foi alcançado com a entrega de 386 aeronaves da família A320, 85 unidades da A330/A340 e 12 da A380.

O volume de encomendas foi bastante grande para um ano difícil como 2008. No total, a Airbus recebeu 777 pedidos firmes*, avaliados em US$ 100 bilhões em preço catalogado ou 54% de market share no segmento de aeronaves com mais de 100 assentos. Estes pedidos incluem 472 aeronaves da família A320, 138 aeronaves de longo percurso (família A330/A340) e 09 aviões A380. A recentemente lançada A350 XWB recebeu 163 novas encomendas, aumentando para 478 o total de pedidos gerados por 29 clientes, tornando-a a aeronave de venda mais rápida da história da aviação.

Com essas encomendas, no final de 2008 a Airbus atingiu um novo recorde em sua carteira de pedidos: 3.715 aeronaves a serem entregues. Esses números mostram que a demanda pelas aeronaves da Airbus continua grande.

O ano de 2008 também foi recheado de sucessos para a Airbus na América Latina, com pedidos de 67 aeronaves* (77 no total). Essas vendas fortaleceram a atual carteira de encomendas da companhia, que agora possui mais de 200 aeronaves para entregar na região. A Airbus encerrou o ano de 2008 com 90% de market share na América Latina, fazendo deste um dos mais bem sucedidos anos da história da Airbus na região.

A companhia assinou importantes contratos latino-americanos em 2008, que incluem a entrega de 46 aeronaves (22 A350 XWB, 20 A320 e 4 A330) para a TAM, dez modelos A350 XWB para a Synergy Aerospace (maior acionista da Avianca), 15 aeronaves A320 para a Taca e 6 cargueiros A330 para a MatlinPatterson. Além disso, 46 novas aeronaves foram entregues diretamente para companhias da América Latina e 12 por meio de locadores, totalizando 58 entregas na região. Esses números significam que 349 aeronaves Airbus estarão voando em céus latino-americanos 2009.

O programa de reestruturação da Airbus, o Power 8, também superou as metas pelo segundo ano consecutivo, proporcionando uma redução de custos de mais de ?1,3 bilhões desde seu início. Estamos no caminho de atingirmos nosso objetivo de 2010 e o Power 8 irá contribuir com mais ?650 milhões de economia até 2012.

Em 2008 a Airbus também completou com êxito a reestruturação da área de componentes de células. O antigo centro da Airbus em Laupheim e a unidade fabril de Filton foram vendidos aos principais parceiros da empresa. Os centros alemães de Nordenham, Varel e Augsburg foram fundidas e criaram a Premium Aerotec, e as francesas, Meaulte e St. Nazaire Ville, formaram a Aerolia. As duas empresas começaram a operar plenamente em 1º de janeiro de 2009, sob o comando da EADS, e estão bem posicionadas para se tornarem grandes players no mercado global. Essa reestruturação permite que a Airbus concentre-se em sua atividade principal de designer e fabricante de aviões, enquanto os investimentos e os benefícios de se desenvolver novas tecnologias para aeronaves são compartilhados.

"Todos sabemos que 2009 será um ano cheio de muitos desafios para a indústria aeronáutica. Na Airbus estamos preparados e confiantes: todos os membros da administração estão em sintonia, os nossos colaboradores motivados, a integração progride favoravelmente e temos uma base financeira sólida graças aos nossos programas de melhoria, uma gestão prudente da produção, liquidez e a nossa carteira de encomendas fortalecida", afirmou o presidente e CEO da Airbus, Tom Enders.

Fonte: Revista Fator