MENU

Airbus: ex-presidente é detido para explicar vendas de ações

Publicado: 01 Julho, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O ex-presidente da Airbus Gustav Humbert foi detido nesta segunda-feira, em Paris, no marco da investigação sobre as vendas de ações do consórcio aeronáutico europeu EADS entre 2005 e 2006 por diretores da empresa antes que fossem anunciados os atrasos do avião gigante A380.

Segundo fontes ligadas ao caso, Humbert é interrogado pelos investigadores em virtude de uma comissão rogatória das duas juízas que instruem o sumário sobre um suposto crime de uso de informação privilegiada nessas operações.

O alemão foi presidente do EADS entre junho de 2005 e julho de 2006.

Ele faz parte dos 17 dirigentes atuais ou antigos da Airbus e do EADS aos quais a Autoridade dos Mercados Financeiros francesa (AMF) suspeita de que teriam se beneficiado de informações privilegiadas quando venderam ações do grupo, antes de o anúncio dos atrasos do A380 derrubar a cotação do consórcio na bolsa, em junho de 2006.

Segundo o relatório da AMF, Humbert vendeu ações do EADS em novembro de 2005 por mais de 1,6 milhão de euros.

O ex-diretor da Airbus pode estar sob custódia da brigada financeira durante um máximo de 48 horas antes de comparecer perante as duas juízas instrutoras para sua possível acusação, ou ser posto em liberdade.

Nas últimas semanas, dois ex-diretores do EADS foram acusados de uso de informação privilegiada nesta investigação judicial sobre as vendas de ações do grupo.

São o ex-diretor-geral delegado do EADS Jean-Paul Gut e do ex-co-presidente do grupo e antigo número um da Airbus Noel Forgeard.

Fonte: Agência EFE