MENU

Airbus revela novos atrasos para entrega do superjumbo A380

Publicado: 14 Maio, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Airbus anunciou hoje novos atrasos na programação de entregas do superjumbo A380. A revisão do calendário produtivo da companhia européia era aguardada pelos seus clientes com preocupação. A Airbus enfrenta problemas com o desenvolvimento e a construção do modelo há dois anos.

Em comunicado, a empresa informou que reduziu de 13 para 12 as entregas do A380 neste ano e de 25 para 21 em 2009. A Airbus revelou ainda que pretende negociar com as companhias aéreas clientes os detalhes das entregas do superjumbo a partir de 2010.

"Os resultados dessa revisão não provocaram, até o momento, impacto financeiro", revelou a nota divulgada pela Airbus. "A extensão dos custos adicionais será determinada pelo atual cenário de produção e entregas. Isso será discutido com os clientes, assim como uma avaliação mais precisa das implicações desse novo calendário de entregas de 2010 e dos anos seguintes."

Um dos clientes a expressar publicamente sua preocupação com os atrasos da Airbus foi a Emirates, dos Emirados Árabes Unidos. A companhia aérea afirmou no início do mês que qualquer atraso adicional no programa do superjumbo A380 criaria um "grave problema" para seu plano de expansão. A Emirates é a maior cliente da Airbus para esse modelo, com 58 pedidos firmes.

Recentemente, a Airbus entregou quatro A380 para a Singapore Airlines. Segundo a empresa, 17 unidades do modelo estão na linha de produção neste momento. Os problemas no desenvolvimento do projeto e os atrasos nas entregas provocaram perdas financeiras significativas e uma crise na companhia.

Fonte: Valor