MENU

Airbus vê riscos setoriais mas acena com dividendo maior

Publicado: 27 Maio, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A matriz da Airbus, a EADS, afirmou nesta segunda-feira que foi afetada pelo clima ruim na área de aviação e alertou para novos riscos setoriais, mas tentou animar os acionistas com a sinalização de um dividendo maior no próximo ano.

O presidente-executivo da empresa, Louis Gallois, disse a investidores na reunião anual da EADS que está decepcionado com a recente queda no preço das ações do maior grupo europeu do setor aeroespacial em meio à batalha contra os atrasos do superjumbo A380.

Ele culpou a desaceleração do setor aéreo pela baixa das ações e disse que os pontos positivos da EADS têm sido subestimados.

"O mercado acredita que o tráfego aéreo vai decepcionar. Isso se reflete na performance das ações das empresas comerciais do setor aéreo e, em particular, na EADS", disse.

As empresas aéreas foram abaladas na semana passada pela projeção de crescimento menor e pela alta do petróleo. A AMR, dona da American Airlines, caiu 25% após anunciar os cortes mais profundos desde os ataques de 11 de setembro de 2001. Além disso, a Air France KLM fez um alerta de lucros.

Gallois, que está aumentando os esforços de reestruturação e tirando parte da produção da custosa zona do euro em antecipação a uma queda dos pedidos, disse que a companhia ainda enfrenta desafios setoriais nos projetos com atraso.

"Ainda que tenhamos feito progresso significativo no desenvolvimento do A380 e do A400M, ainda há níveis significativos de risco na execução. E o ambiente está caracterizado pelo dólar cada vez mais fraco, o petróleo em alta e o acesso apertado a crédito para as empresas do setor."

Neste mês, a EADS anunciou o quarto atraso no A380, maior projeto industrial da Europa que já foi adiado em mais de dois anos. O A400M, de propósito militar e com orçamento de 20 bilhões de euros, está entre seis e 12 meses atrasado.

Fonte: Reuters