MENU

Alemã Mahle conclui a aquisição da argentina Edival

Publicado: 23 Março, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A indústria de autopeças alemã Mahle, que no Brasil controla a Metal Leve, adquiriu o controle acionário da companhia argentina Edival, produtora de válvulas para motores de carros e caminhões, e também para a indústria aeronáutica e de máquinas estacionárias. O anúncio oficial foi feito dia 20 em Stuttgart, na Alemanha, sede da Mahle, depois de mais de um ano de negociações.

Quando se soube que as empresas estavam em negociação, no ano passado, executivos da Edival diziam que se encaminhavam para uma parceria que não envolveria controle acionário. Mas segundo o comunicado da Mahle, a aquisição envolve 'a totalidade das operações da Edival, compreendendo a unidade industrial e os escritórios administrativos'. Procurados pelo Valor ontem, nenhum executivo da empresa estava disponível para entrevistas.

Fundada em 1953 pelo empresário Edison Valsagna, a Edival era controlada pela família e administrada pelo filho dele, Rubén Valsagna. Produz cerca de 15 milhões de peças por ano destinadas aos mercados de equipamentos originais e reposição, em mais de três mil itens. Seus maiores clientes são as grandes montadoras de automóveis globais.

O faturamento estimado para este ano é de US$ 40 milhões e, embora o comunicado não informe o valor da aquisição, estima-se no mercado argentino que a Mahle pagou cerca de US$ 40 a 50 milhões. Do faturamento total, cerca de 85% são gerados com a exportação das peças para Estados Unidos, França e Alemanha. Para o Brasil, a Edival vende cerca de 1 milhão de válvulas. Com sede na cidade de Rafaela, na Província de Santa Fé, a Edival tem 800 empregados e, além da sede, mantém uma fábrica em Portugal, através da qual abastece o mercado europeu e dois centros de logística, um nos Estados Unidos e outro na Europa.

'Não tendo até agora atividade na produção de válvulas na América do Sul, esta nova aquisição nos permitirá prover nossos clientes locais com soluções específicas, integrais, funcionais e otimização de custos', afirmou, no comunicado, o presidente do conselho de administração da Mahle, Heinz K. Junker. 'Consolidaremos nosso posicionamento na América do Sul e fortaleceremos nosso negócio de válvulas', completou, dizendo também que espera 'alcançar crescimento adicional com as sinergias, aumento de eficiência baseado na flexibilidade de produção e competitividade da companhia'.

A Mahle é um gigante da fabricação de pistões e cilindros para motores a combustão, com faturamento perto de 4,3 bilhões de euros anuais, 37,5 mil empregados e 80 fábricas espalhadas pelo mundo. Está entre os 30 maiores fornecedores do setor automotivo.

Fonte: Valor