MENU

Alemanha: IG Metall reage a plano da Schaeffler

Publicado: 15 Maio, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

As 5 mil demissões anunciadas pelo Grupo Schaeffler na sexta-feira, 8, na Alemanha provocou reação do sindicato IG Metall, que insiste na exigência de manutenção da força de trabalho como contrapartida a empréstimo pleiteado, informou a agência Automotive News na quarta-feira, 13.

A justificativa para os cortes seria a necessidade de redução de 250 milhões de euros por ano em custos trabalhistas, o equivalente ao total de demitidos, de acordo com o presidente Juergen Geissinger.

Em crise desde a compra da Continental, no ano passado, as vendas do grupo atingiram 7,5 bilhões de euros de janeiro a março, abaixo do resultado de idêntico período do ano passado, e não devem retornar ao nível de 2008 antes dos próximos quatro anos, informa a agência.

O sindicato e o conselho dos trabalhadores da Schaeffler insistem na manutenção dos empregos como exigência para a liberação da ajuda financeira governamental, que a empresa aguarda depois de entrar em crise com a compra da Continental.

O ministro da economia da Alemanha, Karl-Theodor zu Guttenberg, afirmou que o grupo precisa submeter substancial plano de negócios para análise governamental visando à obtenção da ajuda.

Fonte: Autodata