MENU

Araçariguama: Trabalhadores da Metalex protestam por melhorias

Os metalúrgicos reivindicam equiparação nos salários e no PPR, redução de jornada e acerto no pagamento do adicional de insalubridade; protesto aconteceu nesta quarta, dia 3

Publicado: 04 Fevereiro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Smetal
Protestos por direitos em AraçariguamaProtestos por direitos em Araçariguama
Protestos por direitos em Araçariguama

Os trabalhadores da Metalex, fábrica de tarugos de alumínio em Araçariguama, realizaram um protesto de duas horas e meia, na manhã desta quarta-feira, dia 3, para pressionar a empresa a negociar melhorias no Programa de Participação nos Resultados (PPR) e redução da jornada de trabalho.

Além disso, os funcionários reivindicam ainda equiparação salarial e acertos no pagamento do adicional de insalubridade. Durante o protesto, foi aprovada a pauta que será encaminhada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) à fábrica e também o protocolo de comunicado de greve caso a empresa se recuse a negociar.

Segundo o vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), responsável pelas negociações com a Metalex, há tempos os trabalhadores vêm reivindicando essas melhorias. “A empresa faz parte da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) desde 2010 e defendemos que os benefícios e direitos dos trabalhadores devem estar equiparados ou pelo menos próximos com os da empresa”, conta.

O protesto aconteceu na porta da fábrica, que fica no bairro Terra Baixa, em Araçariguama, das 6h às 8h30. A Metalex tem cerca de 150 trabalhadores, foi fundada em 2001 e, desde outubro de 2010, passou a fazer parte da CBA.

Adicional noturno

Em junho do ano passado, após ação movida pelo jurídico do SMetal, a Metalex foi condenada a pagar aos trabalhadores do terceiro turno o adicional noturno das 5h até o final da jornada. Na sentença, a Justiça do Trabalho determinou ainda o pagamento da diferença retroativa aos cinco anos do início da ação, a partir de fevereiro de 2013.

A sentença foi proferida em 1ª instância, no dia 30 de junho. A empresa entrou com recurso e o jurídico SMetal aguarda o julgamento no TRT de Campinas.

*Matéria publicada no site do Smetal