MENU

Baixa: em Portugal, trabalhadores da Delphi ficam em casa

Publicado: 17 Outubro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Dezenas de trabalhadores da Delphi estão em casa por falta de trabalho. A situação acontece desde setembro e deve-se à redução das encomendas da Opel e da Renault.

Segundo Júlio Balreira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas (STIMM), "há um conjunto de operários, cujo número não conseguimos especificar porque não são sempre os mesmos, que estão em casa há vários dias".

A situação não está refletindo-se nos salários dos funcionários em causa, mas o dirigente considera que estas férias forçadas são "indiciadoras de problemas" na unidade da multinacional de cablagens da Guarda-Gare. "O que nos foi dito é que a situação é momentânea e vai ser ultrapassada, ela não afetará o futuro da empresa. Mas vamos estar atentos ao desenrolar da situação", adiantou.

Entretanto, o pessoal recém-chegado de Itália, onde frequentaram formação para uma encomenda da Fiat, também já foi informado de que terá que ficar em casa a partir da próxima semana. Contudo, Júlio Balreira refere que a manutenção de 500 postos de trabalho até Dezembro de 2009 "continua garantida", de acordo com o compromisso assinado entre o sindicato e a administração da Delphi.

Estes despedimentos estão anunciados desde maio de 2007, mas têm sido adiados com a chegada de novas encomendas.

Fonte: Jornal de Notícias