MENU

Banco de horas do administrativo é renovado por dois anos na Gestamp

Novo acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos e aprovado pelos trabalhadores da fábrica em assembleia eletrônica, com 71,88% dos votos válidos; proposta para a produção está em negociação

Publicado: 13 Abril, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Gestamp Gestamp
Gestamp 

Em assembleia eletrônica, que ficou disponível entre os dias 12 e 13 de abril, os trabalhadores do administrativo da NCSG Gestamp aprovaram a renovação do acordo de banco de horas por dois anos. Negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a proposta definiu os critérios para utilização do sistema de flexibilização de jornada de trabalho na fábrica.

Dos 52 trabalhadores do administrativo abrangidos no acordo, 32 (61,54%) participaram da assembleia eletrônica. Foram 23 (71,88%) votos favoráveis, 8 (25%) contrários e 1 (3,13%) abstenção.

A dirigente sindical Priscila Passos Silva, membro do CSE da Gestamp, explica que os critérios negociados para o setor seguem os previstos no acordo anterior. Ela conta ainda que um acordo de banco de horas para os trabalhadores do chão de fábrica está em negociação.

“Nas negociações desse tipo de acordo, o Sindicato busca sempre estabelecer regras e limites que estejam dentro da realidade do dia a dia dos trabalhadores, para que eles não sejam prejudicados no futuro”, afirma Priscila.

A NCSG Gestamp atua no segmento de estamparia de metais e fica na nova zona industrial, próxima à planta da Toyota.

Assembleia eletrônica

Desenvolvida pelo SMetal em parceria com a Pandora Soluções, a ferramenta de votação eletrônica começou a ser utilizada em abril 2020. Com a plataforma online, o Sindicato evita aglomerações, reduz o risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) e mantém o caráter democrático e transparente das assembleias presenciais.

*matéria publicada no site do Smetal