MENU

Bancos querem impedir fusão da Continental com a Schaeffler

Publicado: 28 Julho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A fusão da Continental com a Schaeffler poderá não se realizar, informou o jornal Financial Times na segunda-feira, 27. Os bancos credores da Continental desejam barrar a fusão e diluir o controle acionário para levantar capital. Um comitê de direção formado pelos bancos BNP Paribas, Barclays, Calyon e ING convocou o presidente da Continental, Karl-Thomas Neumann, para exigir o aumento de capital como pré-condição para um refinanciamento, asseguraram fontes próximas aos bancos.

A mudança é um ataque à Schaeffler, acionista majoritária da Continental, que adquiriu mais de 90% da companhia no ano passado.

Neumann encabeçará batalha contra a Schaeffler durante reunião do conselho supervisor, que será realizada na terça-feira, 28, quando proporá aumento de capital de ao menos 1 bilhão de euros como forma de ajudar a reduzir os débitos. Com débitos totais de 11 bilhões de euros e com 3,5 bilhões de euros em dívidas vencendo em agosto de 2010 a Continental tem autorização de seus acionistas para vender cerca de 35% de ações pendentes até 2012.

Os quatro bancos, apoiados pela metade dos bancos credores da Continental, prometem negociação rápida para o refinanciamento da empresa depois do aumento de capital.

A família Schaeffler briga para salvar a empresa, com risco de perder seu controle para os bancos depois de o grupo acumular 11 bilhões de euros em débitos totais no processo de assumir o controle acionário da Continental.

No começo do ano foi negociado plano que poderia dobrar a participação da Schaeffler na Continental. Mas nos meses seguintes os dirigentes da empresa e os banqueiros discordaram sobre a soma dos débitos da Schaeffler que a Continental poderia assumir como parte da fusão.

A Schaeffler negocia, com estes bancos, acordo que poderia salvá-la de pagar qualquer débito nos próximos dois anos.

Fonte: Autodata