MENU

Bosch amplia em 6,6% os negócios na América Latina

Publicado: 03 Junho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Bosch divulgou os resultados obtidos na América Latina em 2015. Mesmo com o cenário de contração econômica, a empresa conseguiu ampliar as vendas líquidas totais em 6,6%, considerando também exportações e entregas às empresas coligadas. O aumento elevou o faturamento na região para a marca de R$ 6 bilhões. A boa performance fui puxada por negócios fora do setor automotivo.

Segundo a companhia, as vendas para as áreas de bens de consumo, energia, tecnologia predial e tecnologia industrial caminharam bem. As exportações feitas a partir da América Latina cresceram 22% ao longo de 2015. Com isso, as entregas internacionais alcançaram participação de 30% no faturamento.

O Brasil, mesmo em crise, continuou como o principal mercado da empresa na região. O país respondeu por 50% do volume de vendas do ano passado, o que equivale a R$ 4,7 bilhões. Deste total, 30% foram destinados à exportação a outros mercados do continente, além de Estados Unidos e Europa, entre outras regiões.

Apesar de ter registrado resultado positivo, a Bosch reconhece que o momento é de fortes desafios. "Acreditamos que a estabilidade política é crucial para retomar o crescimento da economia e recuperar a credibilidade dos investidores e dos consumidores”, aponta em comunicado Besaliel Botelho, presidente do Grupo Bosch América Latina.

O aprofundamento da crise no Brasil não deve frear os negócios da empresa. A expectativa da Bosch para 2016 é de crescimento moderado puxado pelo aumento das exportações, que tem câmbio favorável. Outro fator positivo é a perspectiva de crescimento dos negócios não automotivos.

A evolução eve ser amparada pelo investimento de R$ 150 milhões que a companhia projeta para a América Latina este ano. O aporte, que tem como principal foco a modernização das linhas de produção, dá continuidade ao R$ 1,7 bilhão aplicado pela empresa na região nos últimos 10 anos.

(Fonte: Automotive Business)