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Brasil foi maior mercado Renault fora da Europa no semestre

Publicado: 12 Julho, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Grupo Renault bateu novo recorde de vendas globais no primeiro semestre deste ano, com a comercialização 1,4 milhões de unidades, alta de 1,9% sobre o mesmo período de 2010. Por meio de comunicado divulgado na segunda-feira, 11, a empresa atribuiu a expansão aos resultados obtidos fora da Europa, que totalizaram 542 mil unidades, 20,4% de crescimento na mesma comparação. Com isso a participação desses mercados nas vendas da Renault subiu para 40%, ante 34% no ano passado.

Os modelos da marca Renault registraram no primeiro semestre alta de 5,7% ante o idêntico período de 2010, somando 1,1 milhão de unidades, 83% das vendas do Grupo. Os modelos Dacia somaram 177 mil unidades, queda de 3% no mesmo comparativo. Na Coréia do Sul a Renault Samsung Motors vendeu 36% menos, somando 56 mil unidades.

Em nota Jérôme Stoll, vice-presidente de vendas e marketing e ex-presidente da unidade brasileira, destacou o desempenho das vendas no Brasil e na Rússia. No País comercializou no semestre 80,5 mil veículos, expansão de 24,6% ante o mesmo acumulado de 2010. Com este resultado o País é o terceiro maior mercado da Renault, atrás somente da matriz e da Alemanha – O Brasil foi, portanto, o maior mercado fora da Europa, repetindo resultado obtido no total do ano passado.

No segmento de automóveis a Renault comercializou de janeiro a junho 1,2 milhão de unidades no mundo, ligeira alta de 0,4% ante igual período de 2010. Na mesma comparação a fabricante apontou alta de 12,7% nas vendas globais de comerciais leves, com 181,6 mil unidades.

Na Europa a empresa manteve tanto a segunda posição em vendas de automóveis, com 8,5% de participação, quanto a liderança no segmento de comerciais leves, com 15,2%. Na França a Renault amargou retração de 10% nas vendas, perdendo 3 p.p. de participação de mercado e encerrando o semestre com 25,2% das vendas totais.

Perspectivas – O Grupo Renault estima que o mercado mundial de veículos deverá crescer de 3% a 4% com relação a 2010, mas na Europa acredita em queda de até 2%. As vendas totais na França devem cair de 4% a 6% na mesma comparação, crê a companhia.

No geral de vendas globais o Grupo Renault espera atingir novo recorde anual ao fim de 2011.

Fonte: Autodata