MENU

Brasileiro é eleito presidente do IG Metall

“Isso fortalece as nossas relações e possibilita uma comunicação mais direta, já que não teremos o embaraço do idioma”, declarou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região

Publicado: 09 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
brasileiro na IGmetalbrasileiro na IGmetal
brasileiro na IGmetal

O advogado Flavio Benites foi eleito presidente do IG Metall (regional Wolfsburg), o maior sindicato de metalúrgicos do mundo e referência em organização dos trabalhadores. A eleição ocorreu em setembro e a posse neste mês, na sede do sindicato, que fica em Frankfurt (Alemanha).

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), Cláudio Batista, o Claudião, ter um brasileiro presidindo o IG Metall é motivo de orgulho, uma vez que a entidade alemã está no centro estratégico do mundo trabalhista.

“Isso fortalece as nossas relações e possibilita uma comunicação mais direta, já que não teremos o embaraço do idioma”, declarou Claudião, ressaltando que Benites é um profissional extremamente preparado para o cargo e que pode ser um aliado dos sindicatos metalúrgicos brasileiros.

Perfil

Flavio Benites é formado em Direito pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e começou a carreira em Porto Alegre. Antes de se transferir para a Europa, Benites passou pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Morou na Espanha e depois se fixou na Alemanha, trabalhando como consultor e posteriormente como secretário de relações internacionais do IG Metall.

IG Metall

Considerado o maior sindicato metalúrgico do mundo, o IG Metall (Industriegewerkschaft Metall, IGM), que tem mais de 2 milhões de filiados, foi fundado em 1891. Além dos metalúrgicos, desde 1998 representa os trabalhadores da indústria de tecelagem e confecções. A partir de 2000 se tornou representante dos trabalhadores da indústria madeireira e de plásticos. O IG Metall é filiado ao DGB (Deutscher Gewerkschaftsbund), a maior central sindical da Alemanha, fundada em Munique em 12 de outubro de 1949, que representa mais de 6 milhões de trabalhadores.

*matéria publicada no site do sindicato