MENU

Campanha Salarial 2020 de Taubaté e Região é encerrada com êxito

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) realiza no domingo, dia 25 de outubro, uma assembleia para a aprovação formal dos acordos da Campanha Salarial 2020

Publicado: 22 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Apesar de ter sido muito difícil e em um momento extremamente complicado, a Campanha Salarial 2020 terminou com êxito. A avaliação é do presidente da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, que esteve à frente das negociações com a bancada patronal.

“Além da já costumeira dificuldade dos patrões atenderem as reivindicações dos trabalhadores, neste ano enfrentamos a pandemia, provocada pela Covid-19, e a grave crise na economia brasileira. Foi, sem dúvida, uma das campanhas salariais mais difíceis dos últimos anos”, afirmou Luizão, destacando ainda a impossibilidade de mobilização da categoria, como ocorreu em anos anteriores.

Mesmo com toda essa dificuldade e depois de quatro meses de negociações, os acordos firmados garantem a reposição da inflação (INPC 2,94%) e a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT). Para a maioria dos grupos, a renovação da Convenção será por mais dois anos, até agosto de 2022. Em outros casos, será por um ano, até agosto de 2021.

Os acordos foram assinados pelos integrantes da FEM/CUT e pelos patrões, no dia 14 de outubro, na sede da Federação. Com isso, 40.179 metalúrgicos do Estado de São Paulo terão a reposição das perdas inflacionárias e seus direitos garantidos. Os números não incluem as montadoras que têm acordos separados.

Luizão contou que a exceção nas negociações foi o G10. “Esse grupo, liderado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que é alinhada com o governo federal, sequer marcou reuniões para discutir a pauta e chegar a um entendimento sobre a Campanha Salarial 2020.” Luizão explicou que, diante dessa situação, os sindicatos estão conversando diretamente com as empresas e já fazendo acordos.

“Será um processo mais longo, pois são muitas empresas pequenas, com poucos funcionários. Devemos atingir o máximo possível e buscar para todos eles o reajuste salarial e garantir a preservação de seus direitos”, disse Luizão.

Manutenção de direitos

Diante da situação atual, Luizão acredita que a renovação das Convenções foi uma grande conquista. “Isso representa uma tranquilidade para os trabalhadores superarem este cenário de pandemia. Nos deixa protegidos para que, quando tudo voltar ao normal, possamos lutar e avançar em conquistas.”

Assembleia no Sindmetau fecha a Campanha Salarial 2020

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) realiza no domingo, dia 25 de outubro, uma assembleia para a aprovação formal dos acordos da Campanha Salarial 2020. A assembleia começa às 10h20, com a primeira convocação às 9h20. Todos os trabalhadores, associados ou não do Sindicato foram convocados. Também no domingo, 25 de outubro, os associados participam da assembleia de prestação de contas do Sindmetau. Uma terceira assembleia será realizada para discutir a participação negocial.

*matéria publicada no site do sindicato