MENU

Campanha Salarial 2020 termina com proposta aprovada pelos metalúrgicos de Taubaté

Para o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, a campanha deste ano é um marco na história da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), que esteve à frente das negociações com a bancada patronal

Publicado: 26 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Aprovação da Campanha SalarialAprovação da Campanha Salarial
Aprovação da Campanha Salarial

A Campanha Salarial 2020 dos metalúrgicos foi encerrada oficialmente com a aprovação da proposta pelos trabalhadores do setor em Taubaté. A aprovação foi durante assembleia geral, realizada nesse domingo (25), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau).

Para o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, a campanha deste ano é um marco na história da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), que esteve à frente das negociações com a bancada patronal.

“Em tempos de pandemia e de retirada de direitos, desde a aprovação da reforma trabalhista em 2017, a gente conseguir renovar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) é fenomenal e representa um avanço. Somado a isso, tivemos êxito, na maioria das empresas, repor O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período”, disse Claudião.

Pelo acordo final da Campanha Salarial 2020, a maioria das fábricas do estado de São Paulo teve a CCT renovada por mais dois anos, até agosto de 2022. Em outros casos, a garantia de direitos será por um ano, até agosto de 2021.

Segundo Claudião, a participação dos trabalhadores e a organização dos sindicatos, liderados pela FEM/CUT, foram fundamentais para se chegar a esse acordo. Para o presidente do Sindmetau, o destaque foi a consciência de cada trabalhador de se posicionar junto com o sindicato.

 “Quando o sindicato for até a porta da fábrica, o trabalhador tem que estar lá, presente, para mostrar que estamos juntos e que o movimento é coeso para os enfrentamentos necessários.”

Custeio solidário

Ainda no domingo (25), os trabalhadores metalúrgicos de Taubaté aprovaram a cota negocial (custeio solidário) para os não sócios do Sindicato.

“A entidade negocia para toda a categoria. Os sócios já contribuem mensalmente. Então, nada mais justo do que todos os trabalhadores beneficiados pelos acordos contribuam com o custo dessas negociações”, afirmou Claudião.

O presidente do Sindmetau explicou que uma campanha salarial é muito cara, além das feitas no dia a dia, no chão de fábrica, pelos trabalhadores. “Diante disso, a cota solidária é uma forma de todos ajudarem a custear a estrutura do sindicato.”

Crédito: Divulgação
Aprovação da Campanha SalarialAprovação da Campanha Salarial
Aprovação da Campanha Salarial

Prestação de contas

A direção do Sindmetau também colocou as contas da entidade para a aprovação dos trabalhadores. Desde a posse, a atual direção vem trabalhando para sanar as finanças do sindicato. Segundo Claudião, um dos objetivos da diretoria atual.

“A responsabilidade da administração do Sindicato em zelar pelo patrimônio da entidade é fundamental. E isso se dá por um conjunto de ações, entre elas: reorganizar a estrutura do sindicato, readequar os gastos e a questão da contribuição. Por isso a importância da cota de custeio solidária, obtida pelo Sindicato dos Metalúrgicos em Brasília e que estamos aplicando aqui.”

Os números apresentados mostraram que o Sindmetau chegou a um equilíbrio nas finanças. “Chegamos a esse patamar e queremos que no ano que vem a gente termine o mandato já com um superávit, o que é extremamente importante diante do cenário em que vivemos, no qual vários sindicatos estão quebrando por não ter receita.” Na opinião de Claudião, o Sindmetau dá um exemplo muito positivo. “Esperamos que todo sindicato possa fazer a sua lição de casa e consiga reorganizar as finanças para continuar a fazer a luta pelos trabalhadores e o enfrentamento social.”

*matéria publicada no site do sindicato