MENU

Campanha Salarial: Todos os grupos em SP têm proposta, exceto o G10

Liderado por Paulo Skaf, presidente da Fiesp, não sentou para negociar com os trabalhadores pelo quarto ano consecutivo. Para esse grupo, que recebeu aviso de greve também no último dia 1º, haverá negociação por empresa

Publicado: 06 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Campanha Salarial 2020 Campanha Salarial 2020
Campanha Salarial 2020 

Após a assembleia virtual de Campanha Salarial realizada pelos Metalúrgicos do ABC no último dia 30, que garantiu reajuste pela inflação e renovação das cláusulas sociais para a maioria dos trabalhadores, os grupos patronais que não haviam apresentado proposta até então – Sindratar, Estamparia e G8.3 – decidiram se manifestar.  Este ano o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), de setembro do ano passado a agosto deste ano, fechou em 2,94%.

Já os patrões dos G8.2 que haviam apresentado reajuste zero, rejeitado na mesa pelos representantes da FEM/CUT (Federação Estadual do Metalúrgicos da CUT), só mudaram de postura após a entrega do aviso de greve, protocolado no dia 1º de outubro. A bancada também apresentou um acordo válido.

Enquanto isso, o Grupo 10, liderado por Paulo Skaf, presidente da Fiesp, não sentou para negociar com os trabalhadores pelo quarto ano consecutivo. Para esse grupo, que recebeu aviso de greve também no último dia 1º, haverá negociação por empresa.

“Após muita discussão e sufoco conseguimos chegar a um entendimento possível. É necessário destacar que insistimos na assinatura da Convenção Coletiva por dois anos em todos os grupos, mas naqueles em que não foi possível, ao menos conseguimos garantir esses direitos até agosto de 2021, o que já é um ganho importante neste momento duro de retirada de direitos”, destacou o coordenador de São Bernardo Genildo Dias Pereira, o Gaúcho.

“Os trabalhadores das empresas do G10 precisam continuar organizados e mobilizados pois as negociações por empresa também não serão nada fáceis”, reforçou.

Confira as novas propostas

G8.3 (artefatos de ferro, metais, ferramentas, materiais e equipamentos ferroviários e rodoviários e artefatos de metais não ferrosos)

 – Reposição integral da inflação e renovação da Convenção Coletiva até 2021.

G8.2 (trefilação e laminação de metais ferrosos, esquadrias e construções metálicas)

– Reposição integral da inflação e renovação da Convenção Coletiva até 2021.

Sindratar (refrigeração, aquecimento e tratamento de ar)

-Reposição integral da inflação e renovação da Convenção Coletiva até 2022.

Estamparia

Reposição integral da inflação e renovação da Convenção Coletiva até 2021. Mas a empresa que fizer a opção de garantia de emprego até dezembro aplica o reajuste só em 1º de janeiro.

Propostas aprovadas na assembleia do dia 30

Sindicel  (condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos)

O grupo tinha acordo assinado no ano passado válido por dois anos e já se comprometeu a cumprir. Com a negociação deste ano foi conquistada a extensão da Convenção Coletiva até agosto de 2022.

G3  (autopeças, forjaria e parafusos)

Reposição integral da inflação e renovação da Convenção Coletiva até 2022.

Fundição

Reposição integral da inflação e renovação da Convenção Coletiva até 2022.

G2 (máquinas, aparelhos elétricos, eletrônicos)

Reposição integral da inflação e renovação da Convenção Coletiva até 2022.

SEM PROPOSTA

G10  (Fiesp e outros)

Apesar da insistência da FEM/CUT, o G10 se recusou a marcar reunião. A Federação orienta os seus sindicatos a buscarem as negociações por empresa. Foi protocolado aviso de greve em 1º de outubro.

*matéria publicada no site do SMABC