TER, 17 de nov / 2020

Câncer de próstata: Novembro azul é o mês de conscientização para que os homens cuidem da saúde

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil a doença mata 28,6% dos homens

Mudou o mês, porém a luta não acabou. Novembro é marcado pela conscientização global sobre a prevenção ao câncer de próstata. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) integrará a campanha, porém devido à pandemia, eventos continuam suspensos.

O diretor do Comitê Sindical dos Aposentados (CSA), Pedro Gilberto Fonseca, o Tiguera, explicou que, em função da pandemia do novo coronavírus, o Sindmetau não realizará eventos pelo Novembro Azul.

“Estaremos, no entanto, alertando e conscientizando os companheiros para a necessidade da prevenção. Somente com consultas médicas regulares é que podemos descobrir a doença no início e ter chances de cura”, afirmou Tiguera.

A campanha

O Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália, com o nome de “Movember”. Aqui, o movimento chegou em 2008, com o Instituto Lado a Lado pela Vida, pioneiro na abordagem deste assunto, com a campanha “Um Toque, Um Drible”.

O objetivo era promover uma quebra de paradigmas sobre a realização do exame de toque pelos homens e levar mais informação da doença. A partir disso, as ações de prevenção começaram a ganhar força no país, até que em 2012, inspirados pelos australianos, surgiu o “ Novembro Azul”.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil a doença mata 28,6% dos homens. Esse dado reflete uma realidade que ainda persiste, já que muitos homens não fazem exames com regularidade ou nem chegam a realizar por conta de preconceitos.

Doença

O câncer é uma enfermidade que ataca a próstata, glândula que fica na parte baixa do abdômen e produz parte do sêmen. Homens com mais de 50 anos, com registro de familiares que tiveram a doença, excesso de gordura corporal e exposições aos derivados de amônia (aminas aromáticas) aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

No início, o câncer não apresenta nenhum sintoma. Um perigo, uma vez que a demora pode ocasionar a não eficácia do tratamento. Quando já está em fase avançada, o homem pode sentir dores ósseas, apresentar vontade de urinar com frequência e ao expelir, a urina pode ter a presença de sangue.

*matéria publicada no site do Sindmetau

 

Com a Palavra

TER, 20 de out / 2020

Viva o Movimento Feminista

Só a cabeça desvirtuada de uma parcela da sociedade representada por pessoas como o jogador Robinho, faz questão de não entender porque ela se nutre exatamente da desigualdade e do preconceito

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700