MENU

Câncer de próstata: Novembro azul é o mês de conscientização para que os homens cuidem da saúde

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil a doença mata 28,6% dos homens

Publicado: 17 Novembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Mudou o mês, porém a luta não acabou. Novembro é marcado pela conscientização global sobre a prevenção ao câncer de próstata. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) integrará a campanha, porém devido à pandemia, eventos continuam suspensos.

O diretor do Comitê Sindical dos Aposentados (CSA), Pedro Gilberto Fonseca, o Tiguera, explicou que, em função da pandemia do novo coronavírus, o Sindmetau não realizará eventos pelo Novembro Azul.

“Estaremos, no entanto, alertando e conscientizando os companheiros para a necessidade da prevenção. Somente com consultas médicas regulares é que podemos descobrir a doença no início e ter chances de cura”, afirmou Tiguera.

A campanha

O Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália, com o nome de “Movember”. Aqui, o movimento chegou em 2008, com o Instituto Lado a Lado pela Vida, pioneiro na abordagem deste assunto, com a campanha “Um Toque, Um Drible”.

O objetivo era promover uma quebra de paradigmas sobre a realização do exame de toque pelos homens e levar mais informação da doença. A partir disso, as ações de prevenção começaram a ganhar força no país, até que em 2012, inspirados pelos australianos, surgiu o “ Novembro Azul”.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil a doença mata 28,6% dos homens. Esse dado reflete uma realidade que ainda persiste, já que muitos homens não fazem exames com regularidade ou nem chegam a realizar por conta de preconceitos.

Doença

O câncer é uma enfermidade que ataca a próstata, glândula que fica na parte baixa do abdômen e produz parte do sêmen. Homens com mais de 50 anos, com registro de familiares que tiveram a doença, excesso de gordura corporal e exposições aos derivados de amônia (aminas aromáticas) aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

No início, o câncer não apresenta nenhum sintoma. Um perigo, uma vez que a demora pode ocasionar a não eficácia do tratamento. Quando já está em fase avançada, o homem pode sentir dores ósseas, apresentar vontade de urinar com frequência e ao expelir, a urina pode ter a presença de sangue.

*matéria publicada no site do Sindmetau