MENU

Celulares: liderança da Motorola nos Estados Unidos está ameaçada

Publicado: 29 Abril, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A atual temporada de balanços deve revelar uma grande mudança no mercado americano de celulares.

As vendas da Motorola Inc. vêm caindo tão rapidamente no país, e as da Samsung conquistando espaço com tanta velocidade, que logo a fabricante sul-coreana pode roubar a liderança que a americana mantém desde que inventou o celular, em 1983.

A Motorola anunciou ontem uma queda de 39% nas vendas unitárias de celulares no primeiro trimestre, o que deixou sua participação de mercado mundial em 9,5% (seu nível mais baixo na história) e fez com que ela tivesse um prejuízo de US$ 194 milhões. A maior parte da queda - que derrubou a receita total em 21%, para US$ 7,45 bilhões - ocorreu nos Estados Unidos.

A Samsung divulga os resultados hoje.

Isso seria um grande golpe para a Motorola, cuja importante divisão de celulares tem sido prejudicada no último ano por apostas nos produtos errados, mudanças na diretoria, demissões e questionamentos de investidores sobre um plano para separá-la do resto da empresa.

Mas seu diretor-presidente, Greg Brown, sugeriu numa teleconferência com analistas que o pior já tinha passado para a divisão, afirmando que o desempenho do segundo trimestre será "ligeiramente melhor". Brown também disse que a empresa prossegue com o plano de desmembrar a divisão.

Para que mantenha a liderança nos EUA, analistas dizem que a Motorola precisa de uma forte linha de aparelhos para a temporada natalina.

Enquanto a base da Motorola encolhe, Samsung, LG Electronics Inc. e a líder mundial Nokia Corp. têm lançado modelos com recursos avançados, como navegação na internet, música e melhores câmeras. A Samsung passou a Motorola e tornou-se número 2 no ano passado, e a Strategy Analytics prevê que a LG tirará o terceiro lugar dela no próximo trimestre.

Fonte: The Wall Street Journal